A primeira sexta-feira sob vigor do decreto Estadual que obriga a comprovação vacinal em diversos ambientes sociais teve grande adesão em Caxias do Sul. A reportagem do Pioneiro percorreu 12 locais, nesta sexta (22), e que são conhecidos por atrair boa parte do público que busca diversão noturna. A maior parte exigiu a comprovção e algumas pessoas precisaram realizar o download do ConecteSUS na fila.
Na área central de Caxias, a reportagem passou por Fabbrica, Panela Velha e Velho Fogo de Chão, no bairro de Lourdes; Bier Haus, em São Pelegrino; Café de La Music, Level Cult, Zero 54 e Cachaçaria Sarau, na Estação Férrea; Upside Hall, no Centro; e Superclub, no Sanvitto. Todos esses locais exigiam dos seus clientes a comprovação de ao menos uma dose de imunizante contra o coronavírus. O Cebola Prime Bier, em Lourdes, afirmou exigir o passaporte vacinal, conforme o decreto. Ainda assim, a reportagem observou que alguns clientes ingressaram no local sem apresentar a documentação na porta de entrada.
Segundo o decreto estadual, casas noturnas e de espetáculo devem exigir a comprovação vacinal em uma ou duas doses, conforme o calendário determinado pelo Governo – até outubro, pessoas acima de 40 anos precisam ter o esquema vacinal completo. Bares e Restaurantes que tiverem eventos sociais ou pista de dança, também estão enquadrados nesta determinação. Além de feiras corporativas e eventos esportivos.
O decreto também aponta que os clientes não podem consumir nada nas pistas de danças e deverão estar de máscara.