A Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) de Caxias do Sul começa na noite desta quarta-feira (20) a fiscalização dos locais que são obrigados a pedir o passaporte vacinal dos clientes. O município tem peculiaridades diferentes de Gramado e Canela, que recebem mais turistas e têm parques temáticos. Afinal, a movimentação maior de pessoas começa na quarta e se intensifica no final de semana.
Ainda assim, equipes da SMU irão circular pela cidade nesta quarta, quando os locais começam a receber uma movimentação maior, ainda que tímida. Já para o final de semana, o número de equipes irá aumentar e já existe uma escala de locais que serão fiscalizados. Entre eles o Estádio Alfredo Jaconi, que recebe o jogo entre Juventude e Ceará, sábado (23), pelo Brasileirão.
O método de fiscalização será igual ao programa Estabelecimento Parceiro, extinto no início do mês. As equipes da SMU e da Vigilância Sanitária ingressam nos locais e fazem uma averiguação por amostragem.
— Dentro dos estabelecimentos vamos conferir se algumas pessoas irão ter a carteirinha de vacinação (ou comprovação por app) ou não. A gente escolhe umas seis ou sete pessoas por local, isso é o que a gente chama de amostragem — explica Rodrigo Lazzarotto, diretor da fiscalização da SMU.
Pelo decreto estadual são obrigados a exigir o passaporte vacinal eventos sociais realizados em casas noturnas, de festas, bares, restaurantes e similares. Atividades em cinemas, teatros, shows e ambientes de espetáculos também estão incluídas na nova regra, além de parques naturais e atrativos turísticos, feiras, exposições, convenções e congressos corporativos. Completam o grupo de atividades cuja exigência do passaporte vacinal é obrigatória os eventos esportivos que tenham a presença de público.