A confirmação para covid-19 como causa da morte de duas idosas de 88 e 93 anos fez subir para 19, nesta quarta-feira (8), o total de óbitos relacionados a um surto que ocorre desde meados de agosto em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) de Nova Petrópolis.
Por meio de assessoria, a Secretaria Municipal da Saúde informou que a mulher de 93 anos estava internada em leito clínico do Hospital de Nova Petrópolis, onde morreu na segunda-feira (6).
Ainda segundo a prefeitura, além das 19 confirmações, outra morte foi registrada durante o surto, mas ainda não possui confirmação oficial para a doença, sendo considerada caso suspeito para covid-19. Dentre as confirmadas estão 15 idosas com idades entre 70 e 96 anos; e quatro homens, com idades entre 70 e 94 anos. Dois idosos seguem internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Caxias do Sul.
Os primeiros sintomas entre funcionários e moradores, segunda a Secretaria Municipal da Saúde, começaram a ser percebidos no dia 14 de agosto, sendo oficialmente reportados no dia 16. A primeira morte relacionada ao surto ocorreu no dia 18 de agosto, sendo de um idoso de 87 anos que contraiu a doença.
A situação segue sendo considerada surto na instituição e equipes da Vigilância Sanitária acompanham o caso, fazendo visitas frequentes ao local e verificando o cumprimento do plano de contingência estipulado pelo município ainda no início da pandemia.
A prefeitura não confirma o nome do asilo mas, conforme apuração da RBS TV, o surto ocorre na Casa de Repouso Doutora Norma. A reportagem tentou contato por telefone nesta quarta-feira, mas não foi atendida.