Quatro idosos morreram de covid-19 somente no último final de semana, em Nova Petrópolis, elevando para 17 o total de óbitos confirmados no surto em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) da cidade, que teve início em agosto. O número deve crescer ainda mais nos próximos dias, já que ontem outras três pessoas residentes na instituição, sendo uma mulher de 93 anos, também faleceram, possivelmente em razão da doença. No entanto, a prefeitura prefere aguardar pela oficialização nos atestados de óbito.
Conforme a assessoria do município, duas idosas de 94 anos e um idoso de 80, que moravam na casa de repouso, tiveram a morte registrada no último domingo, após uma idosa de 81 anos ter perdido a vida no sábado. Ao todo foram cinco mortes mais recentes confirmadas, tendo em vista uma mulher de 86 anos, que morreu na quinta-feira passada.
A assessoria municipal não confirma o nome da casa de idosos mas, conforme apuração da RBS TV, ele ocorreu na Hospedagem Doutora Norma. Em contato com o local na semana passada, a reportagem foi informada de que todos os casos estão sendo acompanhados e que a casa segue todos os protocolos pra evitar a proliferação do vírus. A reportagem tentou contato com a instituição ontem à tarde, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
O surto na ILPI de Nova Petrópolis foi noticiado pelo Pioneiro dia 19 de agosto. Em nota, a prefeitura divulgou que os sintomas entre moradores e funcionários começaram a surgir dia 14 de agosto e a notificação chegou à Secretaria de Saúde no dia 16. Todos foram testados com exames do tipo RT-PCR.
A assessoria também confirmou que o caso segue sendo tratado como um surto e que a Vigilância Sanitária esteve no local pela última vez na sexta-feira, verificando o cumprimento do Plano de Contingência da ILPI.
AS MORTES CONFIRMADAS
18/8 - homem (87 anos)
21/8 - homem (94 anos)
23/8 - mulher (95 anos)
27/8 - quatro mulheres (77, 80, 90 e 94 anos) e um homem (70 anos)
28/8 - duas mulheres (79 e 91 anos)
1º/9 - mulher (96 anos)
2/9 - duas mulheres (86 e 97 anos)
4/9 - mulher (81 anos)
5/9 - duas mulheres (ambas de 94 anos) e um homem (80)