A 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), com sede em Caxias do Sul, receberá na manhã desta segunda-feira (8) mais 18.080 doses da CoronaVac para dar prosseguimento à imunização dos profissionais da saúde e início da aplicação em idosos com mais de 85 anos, que fazem parte do público-alvo da primeira fase da campanha. A chegada da nova remessa é aguardada para 9h15min em Caxias, por via aérea.
Deste total recebido pela 5ª CRS, Caxias do Sul, maior município da Serra, ficará com 6.730 vacinas, sendo que elas serão distribuídas, conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES) da seguinte forma: 4.590 destinadas aos idosos e 2.140 aos profissionais da saúde. A cidade começa nesta segunda uma nova fase na vacinação, com a aplicação de doses em idosos de 90 anos ou mais via drive-thru, em dois pontos da cidade: na Rua Plácido de Castro, em frente à Maesa, e nos Pavilhões da Festa da Uva.
Esse quantitativo de doses recebidas pela cidade para a imunização dos idosos equivaleria a 43% da população de pessoas acima de 80 anos da cidade, que, conforme a SES, tem total de 10.671. No entanto, a prefeitura de Caxias tem dado diferente, de 7,5 mil idosos nessa faixa etária no município. Se confirmada a quantidade de público estimada pela prefeitura, as vacinas recebidas alcançariam mais de 60% desse público-alvo.
Essa estimativa de público tem como base as informações da última campanha de vacinação contra a H1N1, do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), estimativa populacional do IBGE e também dados do Serviço da Atenção Domiciliar (SAD). Ao contrário de cidades como Porto Alegre, Santa Maria e Canoas, Caxias do Sul deve começar a imunizar os idosos com 85 anos ou mais somente nos próximos dias.
NÃO PERCA AS CONTAS
:: A nova remessa de 193,2 mil doses da CoronVac recebida pelo Estado, neste domingo (7), foi a quarta enviada pelo Ministério da Saúde.
:: O primeiro lote, com 341,8 mil CoronaVac, chegou em 18 de janeiro.
:: Outras 116 mil vacinas da Oxford/AstraZeneca foram recebidas em 24 de janeiro.
:: O terceiro lote, com 224,2 mil doses da CoronaVac, desembarcou no Estado em 1º de fevereiro.
:: Com as 875,2 mil doses já recebidas, o Estado vacinou, até agora, 230.858 pessoas, conforme painel da SES. São 187.190 profissionais da saúde, 33.293 moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), 7.843 indígenas e 1.466 pessoas portadoras de deficiência institucionalizadas.