Morreu neste domingo (7), por complicações da covid -19, Maria Luiza Gazzola, 71 anos. Ziza, como era mais conhecida, deu aulas de Português para uma expressiva parcela da população de Caxias do Sul. Lecionou durante anos em instituições como Imigrante, Mutirão, Leonardo Da Vinci, São José, entre outros. Com muitos dos ex-alunos, mantinha uma relação de carinho até os dias de hoje, prova da solidez da simpatia e altruísmo que demonstrava em sala de aula. Mas Ziza também circulou por muitos outros âmbitos, além do escolar. Comunicativa, tinha contatos no meio empresarial e trabalhou durante anos arregimentando negócios e recursos para diferentes entidades. A solidariedade e a preocupação com o próximo, características muito presentes na personalidade de Ziza, também a levaram a trabalhar pelo Instituto Filhos, ONG dedicada a promover o acolhimento e o atendimento de pais e filhos adotivos em Caxias.
— Era uma pessoa muito ativa, muito alegre, tinha um gosto pela vida. Tinha uma empatia e uma coragem muito grandes — elogia Beatriz Gazzola Guerra, irmã de Ziza.
Ziza ficou internada durante pelo menos um mês em detrimento da covid-19. Neste período, contou com os cuidados atentos da filha Rachel Giovanella Pergher, que é médica.
— A Rachel batalhou durante este tempo todo junto à equipe médica. Ziza não tinha nenhuma doença, nenhuma comorbidade, mas o vírus pegou na parte respiratória — descreve Beatriz.
Força e alegria são algumas das características de Ziza que mais ficarão na memória de quem a conheceu. Beatriz lembra que a irmã batalhou muito pela vida quando sofreu um acidente de carro gravíssimo junto aos pais, que acabaram falecendo. O triste caso completou 31 anos no dia 29 de janeiro.
— Ela também ficou muito machucada, ficou com sequelas. Mas foi uma pessoa muito corajosa, que venceu todas as batalhas, menos essa — lamenta a irmã.
Além de Rachel, Ziza também é mãe de Rafael, que vive em Portugal. Ela deixa três netos. As últimas homenagens são prestadas no Memorial Capelas São José. A cerimônia de cremação está marcada paras às 19h deste domingo, no Memorial Crematório São José.