Uma nova fase da vacinação contra a covid-19 começa na segunda-feira (8) em Caxias do Sul: a imunização de idosos de 90 anos ou mais. Não foi detalhado quantas pessoas estão nessa faixa etária, no entanto, há na cidade 7,5 mil pessoas com 80 anos ou mais, sendo que essa faixa etária está entre as prioritárias. Esses dados são referentes a uma estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com base nas informações da última campanha de vacinação contra a H1N1, do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), estimativa populacional do IBGE e também dados do Serviço da Atenção Domiciliar (SAD).
Essa nova etapa da vacinação foi definida a partir do anúncio do governador Eduardo Leite sobre a chegada de que um quarto lote de vacinas CoronaVac ao Estado neste final de semana. Cada município tem autonomia para decidir sobre a vacinação dentro da sua realidade e das doses recebidas para o público prioritário.
Ao contrário de cidades como Porto Alegre, Santa Maria e Canoas, município deve começar a imunizar os idosos com 85 anos ou mais somente nos próximos dias . Caxias do Sul tomou uma decisão técnica, segundo a prefeitura, e irá começar a vacinação dos idosos acima de 90 anos na segunda-feira (8). Já na terça-feira (9) começa a imunização de pessoas acamadas acima de 60 anos. As vacinas ainda não estão disponíveis nas UBSs ou clínicas particulares. Os demais grupos, ainda dentro da primeira fase, são idosos com 80 anos ou mais, e aqueles de 75 a 79 anos, que são 6,8 mil na cidade.
– Neste momento, seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), iniciaremos a vacinação dos idosos acima de 90 anos. Há previsão da chegada de novas doses no início da semana que vem, mas ainda não há confirmação da data. Quando chegarem novas remessas, avançaremos para os idosos acima de 85 anos. É importante ressaltar que a vacinação nos profissionais de saúde segue acontecendo, assim como a vacinação dos acima de 60 anos acamados. Os idosos perfazem o maior número de complicações graves e óbitos decorrentes de covid-19, por isso é imperativo que avancemos neste grupo para reduzir internações em UTIs e óbitos – explica a secretária de Saúde de Caxias, Daniele Meneguzzi.
Como será a vacinação dos idosos
Os idosos com mais de 90 anos serão vacinados por meio de sistema drive-thru, sem sair nos carros para evitar aglomerações. Haverá dois pontos de imunização. Um deles na Rua Plácido de Castro, onde fica a Maesa no trecho entre as ruas Treze de Maio e Vereador Mário Pezzi. O acesso dos veículos será pela Rua Vereador Mário Pezzi, ingressando à esquerda na Plácido de Castro. O trânsito estará bloqueado entre a Treze de Maio e a Vereador Mário Pezzi, no sentido Imigrante-Centro e entre a Treze de Maio e a Pedro Tomasi, no sentido Centro-Imigrante. O segundo ponto será nos Pavilhões da Festa da Uva, no Pavilhão 1, ao lado do Centro de Eventos. O acesso será pela entrada principal, na Rua Ivo Remo Comandulli. O horário da vacinação será das 10h às 17h.
Equipes da prefeitura organizarão as filas do drive-thru e farão uma triagem. Somente idosos dentro da faixa etária estabelecida serão vacinados. O local será de livre escolha. Em caso de chuva, a estrutura organizada na Rua Plácido de Castro será transferida para os Pavilhões.
Idosos que não puderem comparecer serão vacinados em um segundo momento, em unidades básicas de saúde de referência definidas pelo município. A data e os locais serão informados assim que definidos. A aplicação da segunda dose para os idosos também será informada posteriormente.