Um trajeto que já é clássico para os ciclistas da Serra gaúcha servirá de palco para um novo desafio: o percurso com bicicletas antigas e comuns. Isso porque um grupo de atletas da região realizará no próximo sábado (14) a 1ª Volta da Balsa de Barra Forte na Serra. A rota que vai de Caxias do Sul até Farroupilha, passando por Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul, tem a extensão de 100 quilômetros.
Leia mais
Olhares da cidade: "Temos que disputar espaço com carro parado", diz ciclista caxiense
Família caxiense pedala cerca de 15 horas para realizar sonho da filha
O construtor caxiense Rogerio Andretta, de 42 anos, é o organizador, e explica que no evento serão permitidos apenas dois modelos de bicicletas: as cargueiras de barra forte e as de barra circular. Andretta conta que a ideia surgiu após o grupo imaginar como seria realizar a Volta da Balsa com bicicletas mais limitadas.
— Somos acostumados a andar de Mountain Bike. No momento em que você pega uma bicicleta antiga, toda limitada, o desafio fica muito maior — relata Rogerio.
O trajeto, que terá saída às 8h, do posto Petrotech (Av. Rubem Bento Alves, 4319, bairro São José), terá dois trechos em que serão realizadas etapas competitivas entre os atletas. O primeiro é o caminho entre Flores da Cunha e Nova Pádua, em que a largada será controlada e serão premiados os ciclistas que fizeram os melhores tempos, que serão contabilizados pelo aplicativo Strava.
Já o segundo trecho competitivo será da ponte de ferro de Nova Roma do Sul até a Vila Jansen, em Farroupilha. O vencedor será aquele que chegar mais rápido na outra cidade, tempo que será calculado pelo mesmo aplicativo.
Andretta lembra que, como o evento não contará com o apoio de ambulância, será assinado um termo de responsabilidade entre os participantes na largada. Ele pontua que todos estarão cientes dos cuidados e haverá um veículo da organização que passará fiscalizando se os atletas precisarem de auxílio.
— Todo mundo vai estar se cuidando também porque as vias não estarão fechadas. O percurso na parte de descidas vai ser controlado, porque essas bicicletas são muito limitadas na parte de freio, bem diferente das modernas que são de freio à disco. Então, essa vai ser uma parte muito cautelosa nossa, para todo mundo chegar bem — explica.
O organizador enaltece que a 1ª Volta da Balsa de Barra Forte na Serra foi divulgada pelas redes sociais, mas até o momento, apenas pessoas conhecidas e amigos demonstraram interesse em participar. A intenção de Andretta é de que, para o próximo ano, tenha mais divulgação e seja mais estruturado para receber mais atletas.
O caxiense, que realizou o percurso de bicicleta de barra forte anteriormente, projeta que, entre pedaladas e paradas, o percurso seja finalizado perto das 18h, com a chegada novamente em Caxias do Sul.
TRAJETO
:: Saída do Posto Petrotech (Av. Rubem Bento Alves, 4319, bairro São José)
:: Passagem pelo bairro Fátima Baixo até a represa da Maestra
:: Acesso pela Estrada Velha de Flores da Cunha
:: Passagem pela Praça Central de Flores da Cunha
:: Seguimento pelo asfalto que leva para Nova Pádua (trecho competitivo)
:: Balsa entre Nova Pádua e Nova Roma do Sul até a ponte de ferro
:: Parada para almoço
:: Da ponte de ferro até a Vila Jansen, em Farroupilha (trecho competitivo)
:: De Farroupilha retornam para Caxias do Sul