As grandes edificações militares eram denominadas, no passado, de fortalezas. Elas basicamente serviam para garantir a defesa de regiões e cidades na era medieval. E o Estádio Alfredo Jaconi se tornou a grande fortaleza do Juventude no Brasileirão. A campanha regular neste campeonato vem das vitórias diante da sua base de jogos.
Na fortaleza alviverde moderna, os guerreiros do Juventude já defenderam as cores da sua nação em 21 peleias. Com apoio do seu exército de vozes, o time saiu vitorioso 12 vezes, a igualdade persistiu em seis jogos e o time saiu perdedor em apenas três oportunidades, sendo duas para o Inter e uma para o Criciúma.
Contando Gauchão, Copa do Brasil e Brasileiro, o aproveitamento em casa neste ano de é 66,66% e pode passar para 68,18% se vencer o Bragantino, no próximo domingo (29), às 11h, pela 28ª rodada da Série A. Apesar da campanha fora de casa ser o ponto fraco do Verdão, o lateral-direito João Lucas admite que a casa alviverde tem uma energia diferente.
— Nos sentimos confortáveis dentro do Jaconi, como a gente brinca, o Jaconi tem uma mística diferente, tem um pulso diferente com a presença do nosso torcedor. Então, é entrar com tranquilidade, como sempre no Jaconi, buscar o resultado organizado, executando tudo o que vamos trabalhar durante a semana. Agora é melhorar fora de casa, vamos buscar nas próximas rodadas e se Deus quiser, conseguir uma vitória, pontuar, e ter um final mais tranquilo — analisou o atleta do Verdão.
Com o empate diante do Inter, no meio de semana, o Bragantino igualou a pontuação do Juventude. Com 32 pontos, o Papo tem mais um confronto direto contra um adversário. Assim como o Ju, o time de Bragança Paulista tem apenas uma vitória fora neste Brasileirão, diante do Grêmio, cinco empates e oito derrotas.
— O Bragantino é uma equipe com um jeito diferente de jogar, bastante jovens, vertical, rápida, mas creio na força do nosso time também, não podemos ficar pensando no adversário, temos que olhar para nós. Temos uma boa equipe, podemos competir com qualquer um neste campeonato, dentro de casa temos a força do nosso torcedor — finalizou João Lucas.