Depois de quase nove anos de espera, chegou ao fim no sábado, dia 24 de agosto, a participação do Caxias na Série C do Campeonato Brasileiro. Mas, em 2024, a campanha do clube na competição foi carregada por muito mais sofrimento e angústia do que de alegrias.
A equipe grená escapou do rebaixamento a uma rodada do fim. Com 21 pontos, o Caxias encerrou a competição em 15º lugar na tabela. Ficou distante cinco pontos do Remo, o oitavo colocado e última equipe a conquistar a vaga entre os oito melhores que avançaram à segunda fase.
A campanha
Logo na estreia, o cartão de visitas dado ao Caxias na competição foi impiedoso. Dentro de casa, a equipe de Argel sucumbiu diante do Athletic-MG e saiu de campo derrotada por 4 a 0, ao natural.
A resposta veio com um empate, em João Pessoa, diante do Botafogo-PB, pelo placar de 1 a 1. Mas a partir disso, o Rio Grande do Sul passou a viver uma das mais tristes páginas da história, com a tragédia climática que ocorreu no mês de maio e devastou cidades.
E depois de mais de 35 dias de preparação, o Grená voltou a campo, no Estádio Centenário, diante do Figueirense, em 2 de junho. A vitória por 2 a 1 deu esperanças de que o time poderia reagir na competição.
Mas não foi bem o que aconteceu. Em seguida, a equipe perdeu pontos preciosos nos acréscimos dos jogos diante de Náutico e Sampaio Corrêa, no Nordeste.
O trabalho de Argel já começava a ser contestado por boa parte da torcida. Nem o empate em casa diante da então invicta Ferroviária acalmou os ânimos dos grenás. Bastaram mais duas derrotas na sequência fora de casa, para Volta Redonda e Tombense, e a direção optou pela troca de comando técnico.
Saiu Argel, entrou Thiago Gomes, que já havia iniciado a competição pelo Sampaio Corrêa. O treinador ainda quase conquistou à Série B o acesso pelo São José, em 2023.
E mesmo perdendo na estreia para o Remo, dentro do Estádio Centenário, o treinador prometeu que livraria o clube do rebaixamento. A equipe estava na vice-lanterna, com apenas seis pontos.
Mas nos noves jogos seguintes, Thiago Gomes obteve cinco vitórias dentro de casa que foram o suficiente para afastar o fantasma do Z-4. Mesmo a equipe não tendo vencido um jogo sequer fora, a campanha no Estádio Centenário livrou o clube da queda, com vitórias sobre adversários diretos na disputa: São José, Confiança, Aparecidense, Ferroviário e ABC.
— O próximo passo para fazer o Caxias amadurecer um pouquinho mais dentro da Série C é entender as características da competição, que com certeza esse ano foi importante pra isso, pra montar um time mais competitivo ainda e sonhar com acesso ano que vem — apontou Thiago Gomes.
Os números da participação grená
:: 15º lugar, com 21 pontos
:: Aproveitamento de 36%: 19 jogos, seis vitórias, três empates e 10 derrotas
:: 20 gols marcados e 27 gols sofridos: saldo de -7
:: 7ª melhor campanha dentro de casa, com 77% de aproveitamento: nove jogos, seis vitórias, um empate e duas derrotas.
:: Pior visitante entre os 20 clubes, com 6,6% de aproveitamento: 10 jogos, oito derrotas e dois empates.
:: Artilheiro: Álvaro, com seis gols