O nordeste brasileiro não deixará saudades ao Caxias. Depois de ceder o empate ao Náutico, em Recife, nos acréscimos, o time de Argel Fuchs levou a virada para o Sampaio Corrêa, no Castelão, na noite desta quarta-feira (12). O roteiro foi parecido.
O Grená vencia até os 43 minutos da etapa final, com gol de Álvaro. Mas, nos minutos finais, o time sentiu a falta dos gols desperdiçados no primeiro tempo e viu Bruno Baio virar o jogo para 2 a 1.
Com o resultado, o Caxias se manteve na 16ª colocação na tabela, com cinco pontos. O time voltou a sofrer gol pelo oitavo jogo seguido na temporada. No domingo (16), a equipe voltará a campo diante da Ferroviária-SP, no Estádio Centenário, às 19h.
Faro do artilheiro
O técnico Argel mandou a campo duas novidades entre os titulares. Lucas Ryan entrou na zaga, na vaga de Dirceu, lesionado; e por opção do comandante grená, Geilson atuou na abertura do meio de campo no lugar de Barba.
O Caxias tomou a iniciativa do jogo e teve uma grande chance de gol logo aos quatro minutos. Marcelo cruzou na segunda trave e Galvan, livre de marcação, chutou pra fora. Mas a principal oportunidade foi dos maranhenses. Aos 20, Zé Carlos se agigantou diante de Pimentinha e fez a defesa cara a cara com o atacante.
O Sampaio, aos poucos, foi encontrando espaços entre as linhas defensivas do Caxias. Os três volantes de Argel tiveram dificuldades para se encaixar na partida. A resposta grená foi em um latereio de Marcelo pra área que encontrou a cabeça de Álvaro. O centroavante acertou o ângulo direito, mas Felipe mandou para escanteio.
O primeiro tempo ainda se caracterizou pelo equilíbrio na posse de bola e muitos passes errados, de ambos os lados. E quando Galvan acertou o toque, quem perdeu o gol foi Tomas Bastos. O meia recebeu na área e chutou em cima da marcação. Na cobrança de escanteio, Lucas Ryan cabeceou pra fora.
Com seis finalizações a gol contra apenas uma do adversário, o Caxias finalmente acertou a pontaria aos 38 minutos. Galvan rolou na área para Tomas Bastos. Franklin errou na proteção e permitiu que o meia chegasse antes na bola e apenas tocasse na pequena área para o artilheiro Álvaro marcar o terceiro dele na Série C: 1 a 0 Caxias.
Virada no fim
Após o intervalo, logo aos quatro minutos, a sorte grená começou a mudar. Argel foi obrigado a mexer na equipe. Após choque de cabeça entre Mendes e Maurício, o lateral grená levou a pior. Sem jogadores para a posição no banco, o técnico decidiu colocar o time ainda mais pra frente e optou pela entrada do atacante Gabriel Silva. Galvan assumiu a lateral esquerda, posição que já atuou no passado.
Aos 14, Zé Carlos voltou a brilhar. Thiago Rosa cruzou na cabeça de Nadson, mas o goleiro grená saltou para fazer a defesa em puro reflexo. O time grená já acusava certo desgaste físico. Argel decidiu tirar Emerson Martins e Tomas Bastos e mandar a campo Elyeser e Peninha, para dar um novo gás ao meio-campo.
Autor de um golaço diante do Náutico, Gabriel Silva quase deixou mais um no Nordeste. Aos 18 e um chutaço de fora da área a bola só não encontrou o ângulo direito de Felipe, porque o goleiro do Sampaio estava atento para fazer uma defesa espetacular.
A partir da metade do segundo tempo, as duas equipes empilharam chances para marcar. Zé Carlos já era um dos nomes do jogo, com grandes intervenções. Vitor Feijão entrou no lugar do artilheiro da noite; e Emerson Souza na vaga de Pedro Cuiabá, foram as últimas investidas de Argel, aos 34 minutos.
Três minutos depois o Caxias escapou do empate. O chute de Pimentinha acertou a trave esquerda de Zé Carlos. Mas o time não conseguiu evitar o gol de pênalti dos mandantes. Aos 40 minutos, o árbitro pernambucano viu pênalti na disputa entre Thiago Rosa e Merson Souza pelo alto. Na cobrança, Bruno Baio deixou tudo igual: 1 a 1.
O mesmo Bruno Baio decidiu a partida, aos 48 minutos. Depois de um cruzamento do lado esquerdo, o atacante se antecipou à marcação para marcar o segundo gol dele. Nos acréscimos, Pimentinha quase fez o terceiro. A bola lambeu a trave.
Final no Castelão, derrota grená por 2 a 1.
Ficha técnica
Sampaio Corrêa 2x1 Caxias
3ª rodada - Série C 2024
Estádio Castelão, em São Luís-MA
SAMPAIO CORRÊA
Felipe, Maurício, Franklin, Fábio Aguiar e Thiago Rosa; Gabriel Gazão (Jhonata Varela, 25/2º), Ferreira (Marcelinho, 11/2º) e Gabriel Silva (Bruno Baio, 34/2º); Adauto Jr. (Nadson, 11/2º), Pimentinha e Breno Almeida (João Felipe, 25/2º). Técnico: Zé Augusto
CAXIAS
Zé Carlos; Marcelo, Lucas Ryan, Lucas Cunha e Mendes (Gabriel Silva, 4/2º); Geilson, Pedro Cuiabá (Emerson Souza, 34/2º), Emerson Martins (Elyeser, 17/2º) e Tomas Bastos (Peninha, 17/2º); Galvan e Álvaro (Vitor Feijão, 34/2º). Técnico: Argel Fuchs
Gols: Álvaro (C), aos 38 minutos, no primeiro tempo. Bruno Baio (S), aos 43 e aos 48 minutos, no segundo.
Cartões amarelos: Vitor Feijão (C). Eduardo, Fábio Aguiar (S)
Arbitragem: Diego Fernando Silva de Lima, auxiliado por Ricardo Bezerra Chianca e Bruno Cesar Chaves Vieira. O trio é de Pernambuco. Quarto árbitro: Paulo José Souza Mourão-MA.