Na segunda-feira (20) Juventude e Inter anunciaram que o estádio Alfredo Jaconi será o palco da partida do Colorado contra o Delfín, do Equador, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. E assim como a casa alviverde, o Estádio Centenário também não foi afetado pelas enchentes que provocaram a maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul.
E o presidente do Caxias, Mario Werlang, apontou se algum dos times da Capital procurou o clube para saber da possibilidade de atuar no Francisco Stédile no futuro.
— Nem a dupla Gre-Nal, nem outro clube procurou o Caxias pra ter a disponibilidade do estádio. O Caxias colocou a estrutura à disposição, mas até agora não tivemos consultas — destacou Werlang.
O mandatário grená ainda ressaltou que o clube não cobraria pelo aluguel do estádio pelo momento vivido no Rio Grande do Sul.
— Se formos procurados, o Caxias não vai querer ganhar dinheiro em cima. Vão ter custos, é lógico, que terão que ser cobertos, mas nada de absurdo pra ganhar dinheiro. Só tem a iluminação, segurança e algumas coisas que precisam ser negociadas, mas nada de absurdo, até porque nossa estrutura é barata — ressaltou o presidente.
Werlang ainda comentou se a casa grená teria condições de receber a um jogo internacional promovido pela Conmebol, seja a Libertadores da América ou a Copa Sul-Americana.
— A questão estrutural acredito que o Estádio Centenário tenha condições de receber jogos da Conmebol, que a princípio, se a CBF liberar eles também o fazem. Mas na iluminação, acredito que hoje em Caxias do Sul, nenhum clube cumpre com a meta de 2 mil lúmens (unidade de medida utilizada para mensurar o fluxo luminoso emitido por determinada fonte de luz). Melhoramos a iluminação nesse ano, mas pra jogos noturnos ela ainda é um pouco deficiente — revelou.
E se a iluminação poderia ser um impeditivo, a capacidade do estádio não, afinal o Centenário suporta pouco mais de 18 mil torcedores. Segundo o regulamento da Conmebol para a Libertadores, por exemplo, os estádios da fase de grupos devem ter capacidade mínima de 10 mil espectadores.