Uma marca da imigração italiana no Rio Grande do Sul é a mesa farta. Galeto, massa, polenta e tantas outras delícias enchem os olhos e a barriga. Para muitos imigrantes, que deixaram a Itália fugindo da pobreza e da fome, a fartura virou o símbolo da superação das dificuldades. O momento das refeições é sagrado também pelo encontro familiar e comunitário.
No nono episódio da temporada do programa Aconteceu no RS, já disponível no canal de GZH no YouTube, o professor de gastronomia da UCS e da Unisinos Israel Bertamoni conta a história da culinária nas colônias italianas no Estado.
A cozinha da Itália é conhecida pela simplicidade de ingredientes. Os imigrantes precisaram se adaptar aos produtos disponíveis na nova terra. Em 150 anos, com receitas antigas e alimentos locais, surgiu a gastronomia ítalo-gaúcha.

Inicialmente, a base alimentar dos colonos na Serra foi a carne de caça, o pinhão e o milho. Nenhum prato é tão representativo da colonização quanto a polenta. Consumida a qualquer hora do dia, poderia ser cozida, frita ou brustolada.
A cozinha colonial precisava oferecer alimentação robusta para o trabalho pesado na terra. Além da polenta, outros pratos se tornaram emblemáticos, como o galeto, que evoluiu da caça de aves selvagens para a galinha, e as massas, que só se tornaram representativas com o cultivo do trigo na Serra.
A temporada do programa Aconteceu no RS sobre os 150 anos da imigração italiana no Estado tem novos episódios às segundas-feiras, ao meio-dia, no canal GZH no YouTube. Você também pode ouvir na Rádio Gaúcha aos sábados, às 23h30.
Assista aos episódios anteriores da temporada do Aconteceu no RS:
- Por que imigrantes italianos vieram ao RS em 1875
- Nova Milano: a história dos pioneiros do berço da imigração italiana no RS
- Quarta Colônia: como foi a colonização italiana na região central do RS
- Italianos em Porto Alegre: festa da uva, Cidade Baixa e outras histórias da imigração
- Entenda a tradição da uva e do vinho na colonização italiana no RS
- Cozinha separada, banheiro longe e porão: como eram as casas dos colonos italianos
- Escolas nas colônias italianas no RS: saiba o que as famílias exigiam dos professores
- A viúva, a solteira e as cartas: as histórias de mulheres na imigração italiana no RS