De todos os lados do Brasil, não param de surgir exemplos de pessoas e entidades ajudando os mais necessitados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Em paralelo a isso está o futebol. O Brasileirão parou por duas rodadas após um pedido de Juventude, Grêmio e Inter, junto à CBF, que contou com o apoio da maioria dos 20 participantes da competição. Mas não houve a mesma empatia dos clubes que disputam o Campeonato Brasileiro da Série C.
Os gaúchos — Caxias, São José e Ypiranga — bem que tentaram comover os demais participantes a paralisar a competição por duas rodadas. Mas pelo menos 12 deles, não foram favoráveis à ideia e com isso a CBF deu continuidade ao campeonato, sem a presença dos três até o dia 27 de maio. Com isso, o Grená terá quatro jogos em atraso em relação aos demais.
— Infelizmente, os clubes do Brasil inteiro, que num primeiro momento foram solidários, na hora da votação tivemos algumas surpresas. Falaram que queriam parar o campeonato, mas viraram o jogo. Ficou 12 a 8, mas entendemos a posição deles. Ficamos tristes, porque é melhor ganhar com honra do que ganhar em cima de uma situação trágica. Mas o Caxias vai fazer a sua parte e receber estes clubes que foram contrários da melhor maneira possível e sem rancor — avaliou o presidente do Caxias, Mario Werlang, ao Pioneiro.
Série C pode voltar antes de 2 de junho
Apesar do calendário grená prever a volta do clube à disputa da Terceira Divisão Nacional apenas em 2 de junho, diante do Figueirense, Werlang revelou que a CBF pode antecipar o retorno aos gramados.
— Até agora não sabemos quando o campeonato voltará, apenas que temos jogo marcado para o dia 2 de junho. Mas existe um movimento da própria CBF pra antecipar jogo pra semana que vem. Por isso que o Caxias está preocupado em fazer jogo-treino e dar ritmo aos jogadores, porque não sabemos o que vai acontecer — destacou o mandatário grená, que ainda completou:
— Existe a possibilidade de termos que jogar já na quarta ou quinta-feira da próxima semana e quando marcam, não temos muito o que fazer. Nós pedimos pra sermos ouvidos nas datas de remarcação dos jogos, mas até agora não tivemos retorno da CBF.
Os jogos adiados do Caxias são diante de Sampaio Corrêa, Ypiranga e Tombense, fora de casa, e do Confiança, em Caxias do Sul. Para dar algum entrosamento ao grupo, o técnico Argel observará a equipe em jogo-treino, diante do Glória de Vacaria, nesta quarta-feira (22), no Centenário.