O Caxias não atuará pela Série C do Campeonato Brasileiro neste mês de maio. O time grená entrou em campo pela última vez, no dia 28 de abril, no empate em 1 a 1, diante do Botafogo-PB, pela segunda rodada. Por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, somente os confrontos dos gaúchos foram adiados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Os representantes do Rio Grande do Sul na competição — Caxias, São José e Ypiranga —, pediram que a CBF confirmasse o adiamento de duas rodadas da competição nacional. No entanto, 12 clubes foram contrários e a entidade manteve o andamento do campeonato, somente com os gaúchos sem atuar neste momento.
— Infelizmente, dentro do grupo de presidentes, nós tivemos um apoio grande até, boa parte dos presidentes concordaram, mas alguns não abriram mão de seguir o campeonato. Até tem algumas cartas que dizem que estão dando apoio sentimental, apoio moral e financeiro, mas na hora de dar o verdadeiro apoio, que seria parar o campeonato, se colocam contrários — destacou o presidente Mário Werlang, em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, na semana passada.
Segundo levantamento do ge.globo, os 12 clubes contrários à paralisação total da Série C foram: Aparecidense, Athletic, Botafogo-PB, Confiança, Ferroviária, Ferroviário, Figueirense, Náutico, Sampaio Corrêa, São Bernardo, Tombense e Volta Redonda. A Aparecidense votou contra, mas com sugestão de parar a competição, caso terminasse nas mesmas datas.
Além dos três gaúchos, foram favoráveis à paralisação da Série C por duas rodadas: ABC, CSA, Floresta, Londrina e Remo.
Sem a paralisação, o Caxias volta a atuar contra o Figueirense, no Estádio Centenário, no dia 2 de junho, às 19h, pela sétima rodada. Com isso, chegará com quatro jogos a menos que a maioria dos clubes, já que duelos contra o Sampaio Corrêa, Confiança, Ypiranga e Tombense.