O Juventude espera por uma definição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a paralisação do Campeonato Brasileiro. A entidade convocou um conselho técnico para o dia 27 de maio, mas o clube da Serra junto com Grêmio e Inter tentam uma antecipação. Os clubes defendem o adiamento das próximas três rodadas da Série A.
Na última segunda-feira, a Liga Forte União formou bloco em favor da suspensão. O grupo, que é composto por Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Inter, Juventude e Vasco. Outros quatro clubes - Grêmio, Atlético-MG, Corinthians e Bragantino - também são favoráveis. O presidente do Juventude trabalha com o número de 15 clubes favoráveis ao adiamento das rodadas.
— A Liga Forte, a gente faz parte, ela apoia em conjunto, foi unânime pela paralisação já nessa próxima rodada do Brasileiro, mas sabemos que temos mais clubes, a gente já está aí pensando em torno de 15 clubes dos 20 são a favor da paralisação. Posso dizer que a gente tem contato muito forte aqui com a dupla Gre-Nal, então pelo menos temos 11, mais o Grêmio, que são totalmente favoráveis, já é a maioria — comentou o presidente Fábio Pizzamiglio em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
Outra dúvida que surgiu é se a paralisação dependeria de uma unanimidade dos 20 clubes da Série A ou seria por maioria simples. O presidente do Juventude tem a visão da maioria simples.
— Quando trabalhamos no Conselho Técnico é maioria, não é unanimidade. O que a gente solicita é que, como a gente já tem os votos dos presidentes, que isso já acabe acontecendo a paralisação antes, sem ter um Conselho Técnico, porque na verdade é um adiamento de rodadas, é o que a gente solicita, e isso a nosso ver não seria necessário o Conselho Técnico — explicou.
SURPRESA PELA CONVOCAÇÃO E RETORNO
O mandatário alviverde se mostrou surpreso com a convocação presencial do Conselho Técnico para o dia 27, principalmente pelos graves problemas de logística que o Rio Grande do Sul enfrenta. Fábio Pizzamiglio afirma ainda que a CBF não precisaria reunir os clubes para tomar uma decisão. Ele também completou que há datas disponíveis para realocar as rodadas.
— Talvez nem seja necessário o conselho, que é o que nós solicitamos. Agora é aguardar a resposta. Sabemos que o presidente Edinaldo não se encontra aqui no Brasil, porém entendemos que há meios disso, da paralisação ou postergação das rodadas ocorrer sem a presença física dele. Sabemos que há formas de depois realocar essas rodadas dos outros clubes com essa paralisação das duas, três rodadas. Esperamos o bom senso — disse o presidente.
Não pretendemos postergar nenhum pedido de não jogar, vamos ter que dar um jeito e vamos jogar a partir do dia 28
FÁBIO PIZZAMIGLIO
Presidente do Juventude
O Juventude voltou aos treinos nesta terça-feira (14) no Centro de Treinamentos do clube. Conforme Pizzamiglio, o Juventude trabalha com o retorno dos jogos depois do dia 27. A ideia de adiar as próximas três rodadas seria para os clubes terem um equilíbrio técnico, pois enquanto o trio gaúcho está sem jogar e treinar, os demais times estão com ritmo de jogo.
— A nossa ideia e da dupla Gre-Nal é que ali a partir do dia 27 a gente já esteja pronto para jogar, não pretendemos (pedir a postergação), a não ser que aconteça algo mais catastrófico ainda. Não pretendemos postergar nenhum pedido de não jogar, vamos ter que dar um jeito e vamos jogar a partir do dia 28, mas por isso mesmo que nós gostaríamos de parar essas duas rodadas, que daí tudo poderia se encaixar de uma forma mais razoável — finalizou.