A Praça Bartholomeu Tacchini, onde Rui das Merces Alcântara Fontes, 36 anos, foi morto na quinta-feira (19), fica em área central de Bento Gonçalves. Ao lado, está um shopping center e ao redor, diversas lojas.
Além do homicídio de quinta, o município registrou outras 36 mortes violentas durante o ano, conforme levantamento da reportagem. O dado já supera o número de 2023, que fechou com 33 casos.
Para o presidente do Sindilojas de Bento Gonçalves, Daniel Amadio, o crime da praça Bartholomeu Tacchini foi um caso isolado. Apesar de poder existir algum prejuízo por conta da situação, Amadio acredita que isso não deve comprometer a circulação de consumidores no fim de ano.
— Foi algo que ninguém esperava. Foi uma atitude bárbara de uma pessoa que provavelmente tem alguma dificuldade de razão e de raciocínio, e que simplesmente de uma hora para outra tira uma vida. Então, é uma exceção. Não acredito que seja uma coisa costumeira. Claro que o comércio fica preocupado, porque isso poderá prejudicar a circulação de pessoas na época de Natal, onde o comerciante espera bons resultados. Mas, eu acredito que por ter sido um caso isolado, por ter todas as forças de segurança e o poder municipal dando atenção devida ao episódio, não vai comprometer, não vai prejudicar a circulação das pessoas — espera.
Em nota, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento (CDL-BG), Marcos Carbone, afirma que a entidade "tem a questão da segurança pública como uma de suas prioridades nas articulações junto aos órgãos competentes uma vez que esse fator está diretamente ligado aos negócios no setor do comércio". Carbone destaca também que é cobrado o reforço de segurança nos espaços públicos, especialmente em épocas como essa:
"Temos cobrado de forma constante dos poderes públicos o reforço na segurança dos espaços urbanos, sobretudo em épocas como essa, de grande fluxo de pessoas. É fundamental oferecer condições de segurança adequadas tanto para os profissionais que mantêm seus estabelecimentos comerciais quanto para os clientes, que precisam encontrar um ambiente adequado para circular e fazer suas compras no comércio local", completa a nota.
O Centro da Indústria, Comércio e Serviços Bento Gonçalves (CIC-BG) não quis se manifestar.