O sonho do Juventude conquistar outra vez o título do Campeonato Gaúcho foi adiado. Diante do Grêmio, na Arena, em Porto Alegre, a equipe alviverde acabou derrotada por 3 a 1 e ficou com o vice-campeonato. Com isso, o time tem garantida a vaga na Copa do Brasil de 2025.
Na campanha alviverde, tudo começou no dia 20 de janeiro, na rodada de abertura, inicio de temporada e estreia do técnico Roger Machado. Vitória por 1 a 0 diante do Santa Cruz, em jogo realizado, no estádio Montanha dos Vinhedos em Bento Gonçalves.
A caminhada alviverde continuou com uma vitória em Bento Gonçalves, já que o Estádio Alfredo Jaconi passava por melhorias no sistema de drenagem. Vitória por 4 a 0 diante do Guarany de Bagé com gols de Erick Farias, Lucas Barbosa, João Lucas e Jean Carlos. A primeira derrota aconteceu na terceira rodada, 1 a 0, para o São José, em Porto Alegre.
Na partida seguinte, o Juventude encarou o Grêmio e foi derrotado, fora de casa, por 1 a 0. Com duas derrotas seguidas como visitante, o Verdão buscaria a recuperação nos duelos seguintes como mandante, diante do Ypiranga, 3 a 0, e Avenida, 3 a 1.
Após o resultado positivo diante do time de Erechim, o clube terminou com uma ação em tom de provocação ao presidente, Adilson Stankiewicz. 100 bolas promocionais foram arremessadas ao torcedor alviverde que esteve no Estádio Alfredo Jaconi. No ano passado, no Colosso da Lagoa, o presidente do Ypiranga protagonizou cenas de invasão de campo na reta final da partida vencida pelo time de Erechim por 3 a 2. Além disso, o mandatário havia arremessado as reservas para fora do campo de jogo.
Após as duas vitórias diante de Ypiranga e Avenida, o Juventude entrou numa sequência de empates com Novo Hamburgo, São Luiz e Caxias, até ser derrotado para Brasil-Pel e Inter. O Verdão terminou a primeira fase do Estadual com cinco jogos sem vitórias, deixou o G-4 e o torcedor pedia a saída do técnico Roger Machado.
No entanto, o comandante seguiu e nas quartas de final começou a reação. Goleada por 4 a 0 diante do Guarany de Bagé, até então, a grande surpresa do Gauchão. Com a passagem para a semifinal, dois confrontos diante do Inter. No primeiro, empate em 0 a 0. No segundo, 1 a 1 no Beira-Rio, e vitória emocionante nos pênaltis, por 6 a 5.
O vice-campeonato de 2024 aconteceu após dois confrontos diante do Grêmio. Primeiro, empate em 0 a 0, com 18.413 torcedores no Estádio Alfredo Jaconi. Depois, com mais de 50 mil na Arena, o Verdão até saiu na frente, mas acabou perdendo por 3 a 1.
Relembre a campanha do Juventude
Primeira fase
Santa Cruz 0X1 Juventude - Erick Farias
Juventude 4x0 Guarany de Bagé - Erick Farias, Lucas Barbosa, João Lucas e Jean Carlos
São José 1x0 Juventude
Grêmio 1x0 Juventude
Juventude 3x0 Ypiranga - Lucas Barbosa, Gilberto e Guilherme Santos contra
Juventude 3x1 Avenida - Lucas Barbosa (2) e Mandaca
Novo Hamburgo 1x1 Juventude - Erick Farias
São Luiz 1x1 Juventude - Mandaca
Juventude 1x1 Caxias - Gilberto
Brasil-Pel 1x0 Juventude
Juventude 1x2 Inter - Jadson
Quartas de final
Guarany de Bagé 0x4 Juventude - Gilberto (2), Jean Carlos e Rildo
Semifinal
Juventude 0x0 Inter
Inter (5) 1x1 (6) Juventude - Zé Marcos
Final
Juventude 0x0 Grêmio
Grêmio 3x1 Juventude
Números
16 jogos
5 vitórias
6 empates
5 derrotas
21 gols marcados
13 gols sofridos