Grêmio e Juventude duelarão no próximo sábado em busca do título do Gauchão. Na Arena, o Tricolor tentará conquistar o heptacampeonato pela segunda vez na história, já o time da Serra busca seu segundo título estadual (conquistou em 1998). Mas como as duas equipes chegaram até a final do campeonato estadual?
Grêmio e Ju viveram momentos diferentes durante a fase classificatória da competição. O time de Renato Portaluppi ficou cinco pontos atrás do líder Inter e se classificou para as quartas de final com a segunda melhor campanha — sete vitórias, dois empates e duas derrotas. O time de Caxias, por outro lado, avançou na quinta posição, com 15 pontos — quatro vitórias, três empates e quatro derrotas.
As posições na fase de classificação fizeram com que o Tricolor jogasse contra o Brasil-Pel nas oitavas na Arena. Em casa, não teve problemas para superar a equipe da zona sul por 2 a 0, com gols de Cristaldo e Diego Costa. O Juventude teve que ir a Bagé e enfrentar o Guarany, que jogava pelo empate. No entanto, fez 4 a 0 e classificou-se para duelar contra o Inter na semifinal.
Pela decisão da vaga, o Grêmio venceu os dois jogos contra o Caxias. No Centenário, 2 a 1, com gols de Cristaldo e Diego Costa (de novo). Na volta, o time de Porto Alegre abriu 3 a 0, mas, com um jogador a menos, sofreu dois gols. Mesmo assim, conseguiu chegar à final.
O Ju sofreu um pouco mais. Contra o Inter, dois empates em 0 a 0 (primeiro no Jaconi e depois no Beira-Rio). Nas penalidades, Alan Ruschel perdeu para a equipe de Caxias do Sul, mas Mercado e Robert Renan desperdiçaram para o Colorado. Assim, o time da Serra carimbou a vaga na decisão do campeonato estadual.
Juventude na 1ª fase
- Santa Cruz 0x1 Juventude
- Juventude 4x0 Guarany-Ba
- São José 1x0 Juventude
- Grêmio 1x0 Juventude
- Juventude 3x0 Ypiranga
- Juventude 3x1 Avenida
- Novo Hamburgo 1x1 Juventude
- São Luiz 1x1 Juventude
- Juventude 1x1 Caxias
- Brasil-Pel 1x0 Juventude
- Juventude 1x2 Inter
Nas quartas de final
- Guarany-Ba 0x4 Juventude
Nas semifinais
- Juventude 0x0 Inter
- Inter 1x1 Juventude - nos pênaltis, Ju 6 a 5
Nas finais
- Juventude 0x0 Grêmio
Grêmio na 1ª fase
- Caxias 2x1 Grêmio
- Grêmio 4x1 São José
- Brasil-Pel 0x1 Grêmio
- Grêmio 1x0 Juventude
- Avenida 0x1 Grêmio
- Grêmio 2x0 Novo Hamburgo
- Grêmio 1x1 São Luiz
- Ypiranga 0x0 Grêmio
- Grêmio 6x2 Santa Cruz
- Inter 3x2 Grêmio
- Grêmio 4x1 Guarany-Ba
Nas quartas de final
- Grêmio 2x0 Brasil-Pel
Nas semifinais
- Caxias 1x2 Grêmio
- Grêmio 3x2 Caxias
Nas finais
- Juventude 0x0 Grêmio