Mais uma vez, agora contra o The Strongest, na Bolívia, na estreia da Libertadores, Nathan não conseguiu aproveitar a oportunidade no time do Grêmio. Desta forma, o meia poderá voltar a perder espaço pelo rendimento e também voltar a ter o status de “negociável” com a janela de transferências brasileira.
Contratado há praticamente um ano, Nathan foi buscado como uma opção de meia de criação para o grupo do Tricolor. Direção e comissão técnica desejavam, dentro das dificuldades financeiras causadas pela queda e retorno à elite do futebol brasileiro, trazer um reforço sem grande investimento, com experiência e qualidade.
O clube encontrou o jogador no Atlético-MG, preterido pelo treinador Eduardo Coudet, hoje no rival Inter. Foi necessário um convencimento para o atleta aceitar trocar Belo Horizonte por Porto Alegre em virtude de questões particulares.
Entretanto, o meia jamais conseguiu render o esperado com a camisa gremista. Por isso, foram apenas 33 jogos desde a sua chegada, sendo sete como titular no Brasileirão de 2023 e três na atual temporada. Após a a atuação ruim em Ijuí, pela Recopa Gaúcha, ele ficou de fora de algumas partidas do Estadual. Em La Paz, mesmo com a adversidade da altitude, uma nova chance foi concedida e não foi aproveitada.
Segundo o Sofascore, site estatístico, Nathan acertou apenas 56% dos passes e perdeu a posse de bola em 11 ocasiões. Também há uma leitura realizada internamente que nos treinos o desempenho não está dentro do possível. Logo, Du Queiroz e Pepê, volantes, podem ser utilizados mais adiantados em detrimento ao meia.
Agora, o Grêmio espera resolver o título do Gauchão, contra o Juventude, na Arena, para encaminhar o futuro do camisa 14. O vínculo atual tem duração até dezembro de 2025, com salário consideravelmente elevado para que o atleta se transfira para equipes menores do futebol brasileiro.
O Departamento de Futebol prospecta a possibilidade de trazer um novo articulador para o decorrer da temporada, já que Cristaldo deverá ser chamado à seleção paraguaia em breve. Assim, a liberação de Nathan poderá ser facilitada caso alguma proposta seja aceita em concordância com o profissional.