A partida contra o The Strongest serviu para Renato colocar em campo jogadores que não vinham sendo utilizados no Gauchão. Uma mescla de jovens e experientes foram escalados para a partida na altitude. Atletas da base como Zé Guilherme, Cheron e Riquelme, que disputaram a Copa São Paulo neste ano, foram colocados em campo na derrota por 2 a 0 no Estádio Hernado Siles.
Além destes nomes, que não são corriqueiramente escalados por Renato, Wesley Costa ganhou nova oportunidade na lateral esquerda, mas falhou no primeiro gol marcado pelo The Strongest. Durante a segunda etapa, Wesley deu lugar ao seu reserva de posição Zé Guilherme. Foram pouco mais de 25 minutos em campo, no entanto, sem grande destaque.
A dupla de zaga formada por Gustavo Martins e Natã não conseguiu marcar os atacantes bolivianos nos dois gols marcados pela equipe da casa. O centroavante Triverio, inclusive, teve muita liberdade para marcar o segundo gol de dentro da pequena área.
O estreante da noite foi Riquelme. Aos 17 anos, o meia fez sua primeira partida pelo time principal do Grêmio justamente na altitude da Bolívia. O jovem entrou na vaga de Nathan Fernandes, mas pouco conseguiu contribuir para a equipe.
A notícia preocupante ficou por conta da lesão sofrida por Bruno Cheron. Foram menos de 20 minutos em campo no segundo tempo, mas a dividida com o goleiro adversário resultou em uma entorse no tornozelo direito, que o fez sair chorando do gramado. Nesta quarta-feira (3), já em Porto Alegre, o meia será reavaliado pelo departamento médico do Grêmio. Cheron precisou de muletas para deixar o Estádio Hernando Siles.
Quem voltou a ser utilizado por Renato Portaluppi, foi Ronald. O volante entrou apenas nos últimos minutos, quando foi colocado justamente no lugar do lesionado Cheron. O jogo contra o The Strongest foi apenas a terceira partida de Ronald na temporada. Foram menos de cinco minutos em campo.