O Juventude mostrou força e poder de reação no Estrela D'Alva, em Bagé. No jogo único das quartas de final do Gauchão, o time alviverde deu fim à sequência negativa na temporada, goleou o Guarany de Bagé por 4 a 0 e confirmou sua vaga entre os quatro melhores do Estadual. Gilberto, duas vezes, Jean Carlos e Rildo marcaram os gols da partida deste sábado (9), todos na segunda etapa.
Nas semifinais, o Ju vai reencontrar o Inter. O primeiro jogo será no próximo final de semana, no Alfredo Jaconi. Antes, a equipe de Roger Machado vai enfrentar o Paysandu, quarta-feira (13), às 21h30min, pela segunda fase da Copa do Brasil, em Caxias do Sul.
Na formação titular, Roger Machado apresentou quatro novidades: Gabriel Vasconcelos no gol, Caíque no meio-campo e Lucas Barbosa e Edson Carioca no ataque. Lesionados, Erick Farias e Mandaca eram os desfalques.
Com o Estrela D'Alva lotado, o Guarany arriscou logo nos primeiros segundos. Após Wilson Jr. escorar de cabeça, Tony Jr. arriscou de fora da área e o chute saiu ao lado da meta. Mesmo que a posse de bola fosse maior do Ju, era o time da casa quem levava mais perigo nos minutos iniciais, apostando na velocidade de seus extremas.
Na primeira finalização do Ju, aos sete minutos, Gilberto cobrou falta rasteiro e Rodrigo Mamá desviou com o braço direito antes de a bola acertar o poste. No lance seguinte, Jadson finalizou sobre o gol. Em um jogo franco e de extrema velocidade, o Ju se manteve com mais volume de jogo, mas só voltou a assustar aos 21 minutos. Edson Carioca recebeu no lado esquerdo da área e finalizou cruzado, com desvio, sobre o gol. Após a cobrança de escanteio, Zé Marcos ganhou da defesa adversária, mas cabeceou para fora.
Aos 25, novamente de longa distância, Lucas Barbosa tentou surpreender Rodrigo Mamá, mas o chute saiu sem direção. O Juventude continuava insistindo no campo de ataque e Edson Barbosa era o jogador mais incisivo atuando pelo lado esquerdo. Aos 34, a principal oportunidade alviverde. Lucas Barbosa tentou de fora da área e Rodrigo espalmou para a frente. No rebote, dentro da pequena área, Gilberto perdeu grande chance ao chutar cruzado para fora.
Na resposta do Guarany, aos 36, Wilson Jr. arrancou em velocidade, ganhou de Alan Ruschel e cruzou rasteiro. Michel não alcançou. Antes do intervalo, o Ju teve outra grande oportunidade. Jean Carlos recebeu de Edson Carioca e cruzou para Jadson, que foi desarmado na pequena área, na hora da finalização. Fim de primeiro tempo sem gols.
- A gente tem que ser um pouco mais efetivos. Criamos oportunidades, mas não conseguimos converter. Agora é continuar com a mesma disposição para chegar ao gol - destacou Alan Ruschel na saída para o vestiário.
GOL NO INÍCIO E DOMÍNIO
O Ju voltou com Lucas Freitas no lugar de Zé Marcos. E chegou ao seu gol logo aos dois minutos. Em saída errada de Rodrigo Mamá, a bola chegou até Jadson, que serviu Gilberto na entrada da área. O centroavante bateu firme, sem chances para o goleiro do Guarany: 1 a 0.
O gol mudou o roteiro da partida. Aproveitando-se de um erro de Lucas Barbosa na defesa, o Guarany quase empatou com João Gabriel, em chute de pé direito, mas o goleiro Gabriel Vasconcelos espalmou para o lado. O novo camisa 1 do Ju voltou a ser decisivo aos 17 minutos. Após cruzamento do lado direito, a bola passou por todo mundo e chegou a Wilson Jr., que finalizou de pé direito. Boza salvou em um primeiro momento e Tony Jr. bateu de primeira para Gabriel voar e evitar o empate. Um milagre do goleiro do Verdão.
E o lance tornou-se ainda mais importante pelo que aconteceu logo na sequência. Após um latereio de João Lucas para a área, Lucas Barbosa desviou e a defesa do Guarany não conseguiu afastar e Jean Carlos acertou um lindo chute para marcar o segundo gol: 2 a 0 Ju.
No minuto seguinte, em velocidade, Jean Carlos recebeu pela meia esquerda e só rolou para Gilberto marcar o segundo dele e o terceiro do Verdão.
Com a vantagem, Roger Machado promover mais mudanças, com as entradas de Rildo e Oyama nas vagas de Edson Carioca e Jadson, respectivamente. Minutos depois, por uma lesão no ombro, Oyama acabou substituído por Kelvi. Mesmo que o Guarany insistisse na busca, pelo menos, do gol de desconto, o Ju conseguia controlar as ações. Aos 37, Rildo fez jogada individual e finalizou perto da trave, quase marcando o quarto.
Quatro minutos depois, após cruzamento para a área, Danilo Boza perdeu de cabeça, na pequena área. Sem forçar o jogo e diante de um adversário batido emocionalmente, o Juventude fechou a conta aos 48 minutos. Rildo dominou pela esquerda, fintou o defensor e acertou um chutaço sem ângulo para completar a goleada: 4 a 0.
FICHA TÉCNICA
Gauchão 2024 - Quartas de final
Guarany 0x4 Juventude
Estádio Estrela D'Alva
Guarany-Ba
Rodrigo Mamá; Lessa, Micael (Hugo, 14/2º), Saulo e João Gabriel; David, Allan (Matheuzinho, 22/2º) e Mauri (Jorginho, 22/2º); Wilson Jr, Tony Jr (João Pedro, 33/2º) e Michel. Técnico: William Campos
Juventude
Gabriel Vasconcelos; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos (Lucas Freitas, int.) e Alan Ruschel; Caíque (Rodrigo Sam, 18/2º), Jadson (Oyama, 23/2º, depois Kelvi, 35/2º) e Jean Carlos; Lucas Barbosa, Gilberto e Edson Carioca (Rildo, 23/2º). Técnico: Roger Machado
Gols: Gilberto (J), aos 2min, Jean Carlos (J), aos 20min, Rildo (J), aos 48min, no segundo tempo.
Amarelos: William Campos, David, Lessa, Wilson Jr. (G); Jean Carlos, Caíque, Alan Ruschel (J).
Árbitro: Rafael Klein, auxiliado por Maurício Penna e Leirson Martins; No VAR, estará Jean Pierre Lima.