O primeiro passo para conquistar um objetivo é conhecer o caminho. E isso o lateral-esquerdo Dudu Mandai conhece bem. O jogador, de 31 anos, é uma das referências do Caxias. Seja pela questão técnica ou liderança. Além disso, ele sabe bem o caminho do acesso na próxima competição que o clube irá disputar. Em 2020, 14 anos depois, o Remo conseguiu subir para a Segunda Divisão nacional.
— Joguei a Série C algumas vezes, já tive acesso também. É um campeonato totalmente diferente da Série D. Na Série D, a gente começa pelo fator regionalizado. Na Série C não é. Tem viagens longas, adversários, eu posso dizer que com um poder aquisitivo, um poder maior, elencos com um aporte maior financeiro. Então com certeza é um campeonato diferente, um campeonato que necessita de adaptação, é um campeonato longo também — comentou Dudu Mandai.
Em 2020, no acesso pelo Remo, a Série C tinha uma fórmula diferente. O time do Pará foi o vice-líder do Grupo A e se classificou para o quadrangular de acesso com outras três equipes - Paysandu, Ypiranga e Londrina. Foram três vitórias e um empate para garantir a vaga na Série B com uma rodada de antecedência.
— É ter o pé no chão. Cada jogo como uma final. Colocar objetivos, não pensar só no objetivo principal que obviamente dos 20 clubes é o acesso. Temos que pensar primeiramente em pontuar, fazer uma ótima estreia, se manter da parte do meio da tabela para cima em boa parte do campeonato. E lá no final temos que conseguir estar entre os oito e classificar para aí sim, posterior a isso, pensar em acesso — disse Dudu.
O caminho do Caxias para chegar ao acesso terá 19 partidas na primeira fase. Nove delas serão no Estádio Centenário e 10 como visitante. Os duelos serão em turno único com os oito melhores colocados passando para a segunda etapa.
— A gente tem nove jogos em casa e 10 fora. Isso reforça ainda a importância dos jogos aqui dentro do Centenário. Com jogos a menos em casa é muito importante conquistar todos os pontos que se tem no Centenário e conseguir fazer grandes partidas fora para também buscar pontos. Se a gente perceber a linha de classificação do ano passado, se não me engano classificou com 29 ou 28 pontos, então a gente necessita também de vitórias em casa e trazer pontos de fora de casa para a gente conquistar o nosso objetivo — avaliou o lateral grená.
Propostas e sondagens
Dudu Mandai está na sua segunda temporada pelo Caxias. Em menos de dois anos, tem um vice-campeonato gaúcho, um acesso à Série C e um título do interior. O bom desempenho do time despertou interesse de outros clubes em atletas do Caxias.
— Meu foco total é no Caxias. Tenho contrato com o clube, isso é 100% de foco aqui, isso é indiscutível. Eu me sinto muito bem aqui, estou no meu estado, próximo de casa, isso foi um fator preponderante para eu me sentir tão bem aqui no Caxias. Além do acolhimento do clube, da diretoria, dos funcionários, então aqui é um clube maravilhoso, eu me sinto em casa, me sinto muito bem e 100% — finalizou.