O Caxias deu esperanças ao seu torcedor na primeira etapa. Mas não foi efetivo, desperdiçou muitas oportunidades e viu o Grêmio abrir vantagem na tarde deste sábado (16), no Estádio Centenário. Cristaldo e Diego Costa, de pênalti, fizeram os gols do Tricolor, enquanto Du Queiroz, contra, fez para o Grená, na reta final da segunda etapa.
Com o resultado, o Grená precisará, pelo menos, de uma vitória por um gol de diferença na Arena para levar a decisão aos pênaltis. Para avançar à final sem depender das penalidades, terá de ganhar com vantagem de dois ou mais. O jogo de volta ocorre na terça-feira (26).
Para o duelo de abertura das semifinais, Argel Fuchs promoveu apenas uma mudança na equipe titular, com Alvaro na vaga de Gabriel Silva, suspenso. Com o gramado encharcado, o time da casa teve muito mais volume de jogo e oportunidades na primeira etapa, mas quem balançou as redes foi o adversário.
A primeira finalização foi aos sete minutos. Tomas Bastos arriscou em cobrança de falta frontal e o chute saiu por cima da meta. Aos nove, uma jogada bem trabalhada da esquerda para a direita. Vitor Feijão encontrou Elyeser com liberdade. O voluante bateu forte e Caíque fez a defesa parcial. No rebote, Emerson Martins tentou de primeira em direção ao gol e Geromel salvou com o peito. Uma ótima oportunidade logo no começo do jogo.
O técnico Argel precisou fazer uma mudança logo cedo, com Peu na vaga de Dudu Mandai, lesionado. Mesmo assim, o Caxias continuava melhor e, aos 15, Tomas Bastos cobrou falta pelo lado direito e Alvaro cabeceou rente à trave. Dois minutos depois, foi a vez de Emerson Martins arriscar da intermediária e obrigar Caíque a espalmar, de manchete, para o lado, cedendo o escanteio. Na cobrança, Tomas Bastos cruzou e Cézar Henrique cabeceou para o goleiro desviar com a ponta do dedos, no ângulo.
Na primeira chegada do Grêmio, o gol. Villasanti invadiu a área em velocidade, passou por Vitor Feijão e cruzou para Cristaldo cabecear. Fabian Volpi defendeu no reflexo, mas o rebote caiu nos pés do mesmo Cristaldo, que mandou para as redes: 1 a 0 Tricolor.
O Caxias não desistiu. Aos 23, após um chutão da defesa, Alvaro dividiu com Caíque e a bola sobrou para Vitor Feijão na intermediária. O atacante se precipitou e chutou rasteiro para fora. Logo na sequência, Peu recebeu na esquerda da área e cruzou forte para Álvaro, que tentou o desvio de barriga e Caíque fez outra grande intervenção.
Com o decorrer do confronto, o Grêmio passou a ter um controle maior do jogo. Aos 37, Pepê avançou pela intermediária e encontrou Gustavo Nunes, que bateu fraco, nas mãos de Volpi. Em um final de etapa de muitos erros, o placar ficou mesmo no 1 a 0 para o Tricolor.
CONTROLE GREMISTA
Com as duas equipes sem mudanças, o segundo tempo teve uma mudança de cenário importante, com a chuva ganhando intensidade. E o Caxias não voltou bem. Foi o Grêmio quem se impôs.
Logo aos três minutos, Villasanti perdeu boa chance, em finalização da entrada da área, sobre o gol. No lance seguinte, Cristaldo tabelou com Diego Costa, mas errou na hora de arrematar.
Sem a mesma força, o Grená demorou a chegar com perigo no campo de ataque. Por utro lado, o Tricolor ganhava mais espaços para contra-atacar. Aos 10, Diego Costa foi lançado pela esquerda, ganhou na velocidade de Denilson, avançou até a área e bateu de pé direito para grande defesa de Fabian Volpi.
Com as dificuldades da equipe para criar, Argel mudou mais uma vez o time. Tirou o volante Emerson Martins para a entrada do atacante Robinho. E o Caxias só foi fazer Caíque trabalhar aos 14 minutos. Elyeser lançou para a área e Feijão cabeceou fraco, nas mãos do goleiro gremista.
A superioridade tricolor foi reafirmada aos 19 minutos. Vitor Feijão errou na tentativa de afastar na defesa e a bola ficou pipocando na entrada da área. Primeiro, Gustavo Nunes foi derrubado por Denilson. O árbitro deu a vantagem e Diego Costa acabou derrubado por Marcelo na área. Pênalti que o próprio centroavante converteu: 2 a 0 para o Grêmio.
O Caxias respondeu aos 30 minutos, na bola parada. Tomas Bastos cobrou falta do lado esquerdo da área. Caíque errou no soco e Du Queiroz desviou contra a própria meta. O lance foi revisado pelo VAR, por um possível impedimento de Alvaro, mas acabou validado. 2 a 1 Grêmio.
Após descontar no placar, o time grená ganhou confiança, levantou o torcedor nas arquibancadas e voltou a ter presença mais frequente no campo de ataque. Porém, faltava qualidade para criar. Nas últimas tentativas de Argel, Pedro Cuiabá, Joel e Galvan entraram nas vagas de Elyeser, Alvaro e Vitor Feijão.
Nos acréscimos da partida, aos 51 minutos, muita reclamação do Caxias. Barba foi desequilibrado por Nathan Fernandes na área e o árbitro Roger Goulart mandou o jogo seguir. O VAR não chamou e a partida foi encerrada.
FICHA TÉCNICA
Gauchão - Semifinais (Ida)
Estádio Centenário
Caxias 1x2 Grêmio
Caxias
Fabian Volpi; Marcelo, Denilson, Cézar Henrique e Dudu Mandai (Peu, 9/1º); Barba, Emerson Martins (Robinho, 8/2º), Elyeser (Pedro Cuiabá, 41/2º) e Tomas Bastos; Vitor Feijão (Galvan, 41/2º) e Álvaro (Joel, 41/2º). Técnico: Argel Fuchs
Grêmio
Caíque; João Pedro, Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê (Dodi, 25/2º) e Cristaldo (Du Queiroz, 25/2º); Pavón (Nathan Fernandes, 25/2º), Diego Costa (JP Galvão, 34/2º) e Gustavo Nunes (Rodrigo Ely, 38/2º). Técnico: Renato Portaluppi
Gols: Cristaldo (G), aos 20min, no primeiro tempo. Diego Costa (G), aos 22min, Du Queiroz (C, contra), aos 30min, no segundo.
Amarelos: Marcelo, Cézar Henrique, Elyeser, Pedro Cuiabá, Barba (C); Kannemann, Cristaldo, Diego Costa, Villasanti, Renato Portaluppi (G).
Público total: 5.510 torcedores.
Árbitro: Roger Goulart, auxiliado por Tiago Augusto Kappes Diel e Jorge Eduardo Bernardi. No VAR, Douglas Schwengber da Silva.