Antes da competição iniciar, a meta inicial era de que o Caxias figurasse entre os quatro melhores do Gauchão 2024. Mas a turbulência que derrubou o técnico Gerson Gusmão na 8ª rodada fez com que a equipe se atrasasse na tabela e colocasse em risco até mesmo a classificação entre os oito melhores.
Com a estreia de Argel, no empate no Ca-Ju 288, a equipe deu a resposta, mesmo não vencendo o clássico. E no sábado (24), diante do Avenida, no Estádio Centenário, o time grená poderá carimbar a classificação com uma rodada de antecedência.
Só a vitória sobre o clube de Santa Cruz do Sul pode dar a chance da equipe de Argel conquistar a vaga neste fim de semana. Se empatar ou perder para o Avenida, a definição fica para a última rodada quando o time encara o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale. O Caxias está em 7º lugar na tabela, com 10 pontos. O Avenida também sonha com a classificação e vem em 10º lugar, com oito.
Para não dar chances ao azar, o Caxias precisa vencer o time de Márcio Nunes e torcer por uma combinação de dois entre três resultados paralelos. Também jogam e interessam ao Caxias na rodada: Guarany de Bagé x São Luiz, São José x Novo Hamburgo e Santa Cruz x Ypiranga.
Para se classificar, além da vitória, o Grená seca São Luiz, Novo Hamburgo e Ypiranga. Derrotando o Avenida, o time de Argel já deixa um adversário pra trás e fora de alcance. E precisa que dois destes rivais percam seus jogos.
Situação de cada um na tabela:
7º - Caxias, 10
8º - São Luiz, 10
9º - Novo Hamburgo, 9
10º - Avenida, 8
11º - Ypiranga, 8
Para o Caxias se classificar na 10ª rodada:
:: O Caxias precisa vencer o Avenida e torcer para que dois adversários diretos percam na rodada: São Luiz, Novo Hamburgo ou Ypiranga
:: Se o Caxias empatar ou perder, a definição da vaga fica para a última rodada, quando o time grená enfrenta o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale.