O Caxias Basquete foi até o ginásio Professor Hugo Ramos como favorito no confronto diante do lanterna Mogi. Mas depois de um começo equilibrado, a equipe de Rodrigo Barbosa foi mal no segundo tempo e viu a equipe de São Paulo sair da quadra com a vitória por 81 a 74.
Este foi apenas o quarto triunfo do Mogi no Novo Basquete Brasil (NBB) em 24 jogos. Já o time de Caxias do Sul chegou a 17 derrotas e apenas oito vitórias na competição. A equipe perdeu a chance de melhorar o aproveitamento e subir na tabela, para evitar um duelo mais duro na próxima fase, em caso de classificação. O Caxias Basquete volta a atuar em São Paulo na sexta-feira (16), às 19h30min, diante do São José.
Equilíbrio no começo, deslize no fim
O quinteto inicial do time caxiense na partida teve Dawkins, Mogi, Vini Chagas, Léo Cravero e Diego. E o confronto iniciou com o lanterna do NBB acertando os dois primeiros arremessos e abrindo quatro pontos no placar, mas Diego e Mogi deixaram tudo igual na sequência.
O equilíbrio marcou o primeiro quarto. O time da Serra só conseguiu ficar à frente nos dois minutos finais, com a equipe bastante modificada. Dos atletas que iniciaram a partida, apenas Léo Cravero permaneceu em quadra. E ao término do período, vitória parcial do Caxias Basquete por 18 a 16, com Gabriel acertando os últimos dois lances livres.
No segundo quarto, o time de São Paulo começou melhor, tendo bom aproveitamento nos arremessos de três (5 acertos em 10), enquanto que o time caxiense errou as únicas quatro tentativas. Com a desvantagem de seis pontos no placar, Rodrigo Barbosa foi obrigado a fazer a primeira parada técnica faltando pouco mais de quatro minutos para acabar o período.
Com Diego oportunista no ataque, o time voltou a ficar à frente. O ala/pivô terminou o primeiro tempo como cestinha do jogo com 19 pontos. A equipe ainda demonstrou estar quase impecável nos lances livres, acertando 12 das 13 oportunidades. Final do segundo quarto, Caxias Basquete com vantagem apertada de 34 a 32.
Demorou, mas no terceiro quarto o norte-americano Dawkins acertou a primeira cesta de três pontos para o Caxias Basquete no jogo, aos oito minutos e 34 segundos. Mas os problemas constantes na marcação do time voltaram a aparecer e o lanterna da competição tomou a dianteira no placar: 54 a 53, com destaque para as boas atuações do armador Lucas (maior pontuador e líder em assistência do Mogi) e do ala Shamell.
Tudo ficou para o último e decisivo quarto. O Caxias Basquete conseguiu equilibrar as ações até os últimos segundos. Mas o Mogi foi mais efetivo e venceu por 81 a 74. Nem os 32 pontos marcados pelo cestinha do jogo, Diego, evitaram o pior.