O elenco do Juventude passa por uma reformulação após o acesso à Série A do Brasileiro. O técnico Thiago Carpini ganhou 12 reforços na virada de ano. Outros 13 são remanescentes da temporada passada. O grupo que começou a pré-temporada ainda conta com alguns jovens da base para completar as atividades. Segundo o comandante alviverde, a reformulação para 2024 era esperada e planejada.
— Eu falo muito em continuidade, eu acredito neste processo. O futebol vive de imediatismo e você ter continuidade, tranquilidade de colocar suas ideias de maneira gradativa, é algo muito difícil. Quando você contrata 40% dos atletas você tem uma margem de erro e se você contratar 80% essa margem aumenta e a chance de errar é maior. Em um clube como Juventude não podemos nos dar o luxo de errar muito. Estou muito feliz com que conseguimos. Os atletas que acreditaram no processo e compraram essa ideia — declarou o treinador.
Carpini ainda não está com elenco fechado para o começo da temporada. O treinador espera por reforços, como um goleiro, um lateral-direito, um extrema e um centroavante. Ele fala que podem chegar até cinco reforços para a sequência do ano.
— Temos mais quatro ou cinco nomes que gostaríamos que fizesse parte do elenco desde o começo, não queria que se arrastasse muito. Mas temos que tomar cuidado para não tomar nenhuma decisão precipitada. Queremos estar com quem quer estar com a gente. Esse é nosso lema — declarou o técnico Thiago Carpini, que tem ciência da limitação financeira do clube:
— O nosso orçamento é um pouco melhor que da Série B, mas nada comparado com equipes mais consolidadas na Série A. Esse cuidado temos tido, temos buscado alguns nomes, temos encontrados algumas dificuldades pela parte financeira. O clube não fará nenhuma loucura, não tem investimento maior para cada setor. Vamos dentro de uma realidade, se não for possível vamos ser criativos, buscar alternativas.
ELENCO NA PRÉ-TEMPORADA
Goleiros: Lucas Wingert, Renan, Mário (base) e Dida (base)
Zagueiros: Danilo Boza, Zé Marcos, Romércio, Rodrigo Sam e Lucas Freitas
Laterais: Alan Ruschel, Ewerthon e Jefferson
Volantes: Kelvi, Jadson, Mandaca, Caíque Gonçalves e Luís Oyama
Meias: Nenê, Matheus Vargas e Jean Carlos
Atacantes: Gabriel Taliari, Erick, Kleiton, Edson Carioca, Rildo, Lucas Barbosa Ruan* e Rafael Pinna (base)
*Está na Copa São Paulo e depois será integrado ao elenco