O técnico Thiago Carpini terá um desfalque certo para o começo do Campeonato Gaúcho. O treinador não contará com o camisa 10 Nenê. O jogador se apresentou na quarta-feira para a pré-temporada do Juventude. Contudo, ainda está longe de voltar aos treinamentos. O atleta se recupera de uma fissura no quinto metatarso do pé direito. Ele sofreu o trauma na partida contra o Vitória, pela Série B do Brasileiro. O jogo foi no dia 29 de outubro. Segundo Carpini, o meia deve ficar à disposição para os treinos somente no fim do próximo mês.
— Nenê deve estar apto no final de fevereiro para voltar a treinar com bola. Então, o Gauchão dele deve ficar prejudicado. É uma perspectiva. Pode ser que a gente antecipe um pouco, vamos ter um cuidado sobre isso. O jogo contra o Vitória foi no final de outubro, é um período grande para um atleta com idade elevada. Temos que ter esse cuidado para ter o melhor do Nenê nos jogos que a gente entender que ele tem para contribuir — declarou Thiago Carpini.
Pela tabela básica do Gauchão, Nenê pode perder praticamente toda a primeira fase do estadual. A última rodada está prevista para o final de semana de 2 e 3 de março. Desta forma, o jogador corre o risco de perder o clássico Ca-Ju, previsto para o final de semana de 17 e 18 de fevereiro. Ele ainda pode ficar de fora do primeiro jogo da Copa do Brasil. O torneio nacional está marcado para iniciar em 21 de fevereiro. Os confrontos ainda não foram definidos. Mesmo assim, o técnico Thiago Carpini enaltece que o camisa 10 será peça importante no ano.
— É uma liderança técnica, uma liderança fora de campo, um pilar para nós, para os mais jovens e os mais experientes. Hoje temos um grupo um pouco mais encorpado de atletas que já vivenciaram grandes coisas. Esperamos dele toda liderança técnica, capacidade de definir jogos, mas é um processo — afirmou o treinador.