O camisa 9 de peso chegou ao Estádio Alfredo Jaconi. Após rescindir seu contrato com o Cruzeiro, Gilberto foi apresentado oficialmente e será opção para o time do técnico Roger Machado nas disputas do Gauchão, Copa do Brasil e Brasileirão. O novo contratado assinou contrato até o fim da temporada. Os dirigentes alviverdes comentaram sobre a chegada do reforço e como aconteceu a negociação.
— Estamos muito gratos pela tua presença e por acreditar no nosso projeto. No Juventude, sempre dentro das nossas possibilidades, a gente tenta fazer o melhor para o clube e com os pés no chão. O Gilberto já conheceu nossa estrutura e nossa seriedade que sempre temos aqui no clube. Tentamos fazer um grupo único — comentou o presidente Fabio Pizzamiglio.
A negociação entre Juventude e Gilberto começou através de uma troca de mensagens entre o técnico Roger Machado e o jogador. Isso teve início no domingo (14), um dia após a apresentação do treinador, que chegou para substituir Thiago Carpini. Posteriormente, a direção alviverde entrou em contato com o Cruzeiro e recebeu um sinal positivo para avançar.
— Agradeço a total confiança que o Gilberto depositou no Juventude. A construção e participação do comandante (Roger Machado), a liberdade que o presidente e o Adami deram para construirmos esse negócio. Com o apoio dos representantes do atleta que foram fundamentais também para a negociação acontecer. Nosso torcedor está feliz. Durante a minha trajetória, eu contratei alguns jogadores expoentes nos clubes que passei. Um deles foi o Nenê e agora o Gilberto. Ele tem capacidade para colaborar com o Juventude em 2024. Até uma continuidade para 2025. É algo programado e desenhado — comentou o executivo Júlio Rondinelli, que completou:
— A negociação começou no domingo da semana passada, numa troca de mensagem do Roger com o Gilberto. Dali para frente, nós avançamos com o Cruzeiro, mantendo um profissionalismo. Pedimos autorização e eles nos autorizaram. A participação dos representantes, a liberdade que o presidente deu para avançar e atingir a meta financeira. Houve uma mobilização significativa.
Questão salarial
Mesmo que o técnico Roger Machado tenha sido peça importante na contratação do centroavante Gilberto, o departamento de futebol admite que era um nome já prospectado pela análise de mercado.
— Tenho a convicção que o Roger nos ajudou, mas o Gilberto já estava na nossa lista desde o final da Série B. Esse trabalho todo fizemos. Gostaríamos até de negociar esse camisa 9 lá em dezembro, mas não se tinha pressa. A gente precisava montar um elenco forte. Os atletas diferenciados poderiam chegar no decorrer do tempo. A questão salarial foi tranquila. Queríamos um camisa 9 com vivência de Série A e goleador — mencionou o vice de futebol Almir Adami.
O Juventude espera a regularização do jogador para ele estrear diante Guarany de Bagé, na quarta (24), às 19h, no Estádio Montanha dos Vinhedos.