O Juventude apresentou oficialmente nesta segunda-feira (22) o seu principal reforço até aqui para a temporada de 2024. Trata-se do centroavante Gilberto, 34 anos, que estava no Cruzeiro. Após negociações que duraram pouco menos de uma semana, o atleta chegou a Caxias do Sul na última sexta-feira (19) e já acompanhou a partida de estreia do Verdão no Campeonato Gaúcho, na vitória sobre o Santa Cruz, por 1 a 0.
Na primeira entrevista coletiva, mostrou-se motivado com o projeto apresentado, falou em auxiliar os atletas mais jovens e elencou os principais objetivos para a temporada.
— É uma decisão de vida, de buscar novos ares. Fazer um trabalho com seriedade, com um pessoal que é elogiado pela seriedade também. Estou aqui para honrar aquilo que os caras fizeram por mim. Que a gente consiga fazer o melhor para trazer o torcedor pra perto da gente. E que tenhamos êxito, tanto no Campeonato Gaúcho que já começou, como, durante o ano, para a permanência na Série A do Brasileiro. Estou aqui por essa continuidade no Brasileiro —destacou o novo camisa 9 do Ju.
O jogador também deixou clara a importância do técnico Roger Machado para a vinda dele ao Juventude. Os dois, que já haviam trabalhado juntos no Bahia, trocaram mensagens antes do acerto entre as partes. Em 2019 e 2020, o atleta teve ótimos números. Na primeira temporada, em 58 partidas marcou 29 gols e deu cinco assistências. No ano seguinte, ele marcou 19 gols em 50 jogos.
— O Roger Machado é um paizão pra mim. Joguei com ele em outro clube (Bahia), e pesou sim. Tínhamos conversado um tempo atrás, sobre a possibilidade de trabalhar juntos, mas ele não estava em nenhum clube. Assim que ele acertou com o Juventude, conversamos. É o melhor, juntar a fórmula dele com o que eu vejo de futebol, com o que eu espero fazer durante o ano. Isso vai me trazer uma felicidade e uma tranquilidade para desempenhar meu futebol da melhor forma — destacou o atleta.
A expectativa é de que a situação do atleta seja regularizada ainda nesta terça-feira (23) e Gilberto tenha condições de fazer sua estreia nesta semana, contra o Guarany, na quarta-feira, ou diante do São José, no próximo sábado.
— Vinha treinando normalmente. Fiz uma mini pré-temporada em casa. Ano passado não estava da melhor forma possível. Tive 20 dias de férias e daí em diante treinei forte. Quero retomar minha carreira. Treinei em dois períodos lá (Cruzeiro) e estou bem. Agora é esperar as questão burocráticas e estarei pronto para ajudar, atuando ou estando lá presente — afirmou Gilberto, que ainda completou sobre sua expectativa para o Gauchão, campeonato pelo qual já atuou pelo Inter, entre 2011 e 2013.
— Tenho dois títulos, tá? Quero ser campeão novamente. O nosso time trabalhando bem. O professor conhece muito do campeonato. Queremos chegar fortes, brigar sim. Não posso prometer ao torcedor ser campeão. Mas a gente quer chegar lá. Vamos trabalhar para isso.