Para superar os adversários e conquistar o acesso à Série A, o Juventude estudou bastante os 19 clubes da Série B do Campeonato Brasileiro. No raio x da Segunda Divisão nacional, o clube também analisou possíveis nomes para o elenco de 2024.
O executivo de futebol do Juventude, Júlio Rondinelli, admitiu o interesse no meia Rômulo, do Novorizontino. O camisa 10 do time paulista terminou a competição com sete gols e quatro assistências. Líder de participações em gols do time na Série B, ele marcou cinco vezes nas últimas cinco rodadas. Com apenas 22 anos, Rômulo chegou na equipe em 2019. Conforme Rondinelli, a negociação não avançou, pois o time paulista não quer emprestar o atleta.
— A Série B é a competição que a gente estuda todos os adversários e jogadores. Ele tem que ter uma regularidade na competição. O Rômulo é um atleta formado no Novorizontino, enfrentei ele em uma Copa Paulista no Sub-20 e chamava atenção. Conversei com Michel (executivo do clube) sobre a possibilidade de trazer para o Juventude, mas eles querem vender. Não temos poder financeiro para agir. É um atleta que reúne condições de estar com a gente e aprovado por todos — revelou o executivo do Juventude.
Júlio Rondinelli também explicou sobre o processo de captação de jogadores que se destacaram na Série B do Brasileiro. O dirigente comentou que o Juventude ainda sondou um atleta do Vila Nova, mas recuou pela concorrência e a possibilidade apenas de venda.
— Durante a Série B sempre deixamos duas equipes sombras e da Série A, teoricamente, os atletas das menores equipes que temos poder financeiro para atingir. Algumas oportunidades em clubes maiores também, alguns têm elencos numerosos e podemos nos beneficiar para trazer o jogador emprestado. Tivemos interesse em um jogador do Vila Nova e outros clubes grandes também, mas eles querem vender — finalizou.