O Juventude monitora o mercado do exterior, principalmente de jogadores sul-americanos. Por enquanto, não há perspectiva de reforços de outras nacionalidades. O foco da direção está no cenário nacional para montar o elenco da Série A do Brasileiro. O grupo conta com 18 jogadores para 2024, sendo 12 remanescentes e seis reforços. Segundo o vice de futebol do Juventude, Almir Adami, o clube recebe muitos contatos de empresários, mas prefere avaliar muito bem os nomes.
— Nós temos trabalhado no mercado nacional, mas não fechamos os olhos para o mercado sul-americano, principalmente uruguaios e argentinos. Recebemos contato de diversos empresários para colocar jogadores do Equador e Colômbia, mas são situações que precisamos avaliar muito bem. Os valores da Argentina não estão bem abaixo do futebol brasileiro, porque quando conversamos os valores ficam próximos ou mais altos do que atletas nacionais. Avaliamos todos os atletas. O Pitta deu certo e na história o Juventude teve atletas estrangeiros que deram certo — comentou Adami.
Em 2023, do time que conquistou o acesso à Série A, o Juventude não teve nenhum estrangeiro. Porém, na temporada, o clube apostou em um nome, mas em campo foi um fracasso. O zagueiro guatemalteco Gerardo Gordillo, 28 anos, chegou com status de capitão da Seleção Nacional, mas não terminou o seu contrato com o clube. Ele foi liberado antes do fim do ano e não deixou saudades.
NOMES RECENTES
Na temporada passada, quando disputava a Série A do Brasileiro, o Juventude apostou em alguns nomes de fora. Óscar Ruiz veio do Bahia. O meia-atacante tinha uma longa trajetória do Cerro Porteño, do Paraguai. Em 26 jogos, o atleta marcou seis gols pelo alviverde.
Mauro Zárate também veio de um clube brasileiro, o América-MG. Porém, o argentino chegou com grande expectativa pela sua carreira internacional, com passagens por Boca Juniors, Lazio, Inter de Milão e West Ham. Porém, o meia não ficou muito tempo no Jaconi. Alegando problemas pessoais, Zárate pediu rescisão de contrato e atuou por três jogos.
PITTA E CASTILLO
O centroavante Isidro Pitta chegou ao Jaconi do futebol espanhol. Em 2022, o atleta pertencia ao Huesca e foi contratado por empréstimo. Em solo gaúcho, foi titular da equipe. Em 46 jogos marcou oito gols e deu três assistências. O jogador também havia defendido o Olímpia, do Paraguai, por duas temporadas.
No primeiro ano após retornar à elite do futebol brasileiro, em 2021, o Juventude também apostou em nomes do cenário internacional. O zagueiro colombiano Juan Quintero veio por empréstimo do Fortaleza. O atacante peruano Fernando Pacheco chegou por empréstimo do Fluminense. O colombiano Edwin Stiven Mosquera foi contratado para o ataque. O jogador pertencia Independiente Medellín.
Quem veio para ser o grande nome era Nicolás Castillo. O jogador desembarcou em um jatinho particular em Caxias do Sul. O atleta veio recuperado de uma lesão do América do México. Entretanto, o chileno foi uma decepção com dois jogos apenas, sendo nenhum titular e não conseguiu recuperar a forma física.