A última competição da temporada internacional do Judô Paralímpico terá a participação de Marcelo Casanova. O judoca do Recreio da Juventude foi convocado para a disputa do Grand Prix da IBSA (Federação Internacional de Desportos para Cegos) de Tóquio, no Japão, nos dias 4 e 5 de dezembro.
A competição irá valer pontos importantes para o ranking mundial visando os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Apenas 10 atletas foram chamados para a Seleção Brasileira para a competição na Ásia pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV).
Atualmente na quarta colocação da categoria -90kg da classe J2, Casanova tem pela frente a disputa do Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. Um bom resultado na capital chilena pode fazer com que o atleta do Recreio chegue no Japão no top3 da sua categoria na briga por um lugar na Paralimpíada.
Na última atualização do ranking, o caxiense é o primeiro atleta das Américas, o que aumenta a expectativa para um bom resultado no Parapan, que tem o início do Judô no dia 17 de novembro e Marcelo compete dia 20.
— Nesses últimos dois compromissos do ano, a expectativa é muito boa. Vou tentar somar pontos importantes no ranking e entrar em 2024 com tranquilidade para trabalhar visando as próximas competições e, se Deus quiser, conquistar a vaga na Paralimpíada de Paris — afirmou Casanova, que está com a Seleção Brasileira em São Paulo na preparação para o Pan.
Em 2023, o judoca do Recreio da Juventude conquistou o Pan-Americano de Jovens, na Colômbia, e duas medalhas de bronze nos Jogos Mundiais da IBSA - individual e por equipes -, na principal competição do ano Pré-paralímpico.