Esta será a semana mais importante do ano e uma das mais representativas da história recente do Juventude. O clube depende apenas de si para figurar uma vez mais na principal competição nacional em 2024. Mas, para alcançar a elite, o time do zagueiro Danilo Boza terá que melhorar o desempenho dos últimos dois jogos, quando não conseguiu balançar as redes diante de adversários da parte de baixo da tabela da Série B. Contra ABC e Ponte Preta, o Verdão deixou escapar a chance de conquistar o acesso de forma antecipada.
— Fica o aprendizado de estar atento aos detalhes, mas o importante desse último empate é permanecer no G-4. Batalhamos, mas o resultado não veio. Agora é pensar pra frente. A partida com a Ponte já foi e não vai mudar nada. O próximo adversário é o Ceará e vamos lá para buscar esse acesso. Não saiu gol contra a Ponte, vai ter que sair lá — garantiu o defensor.
E para alcançar o objetivo, o primeiro passo é não sofrer gols. O camisa 4 aposta ainda no seu excelente retrospecto na temporada. Boza esteve em campo em todos os 49 jogos do Verdão em 2023. É o único atleta do grupo com esse desempenho.
Na Série B, o zagueiro ainda tem outro número invejável. Recebeu apenas um cartão amarelo. E não foi por falta ou reclamação, mas por retardar o jogo nos acréscimos do triunfo alviverde por 1 a 0 sobre o Vitória, ainda pela 15ª rodada. Além disso, o defensor lembra que o Ju tem a melhor campanha como visitante, o que aumenta a confiança em conquistar a vaga em Fortaleza.
— É sempre bom trazer coisas boas pro grupo. Trazer memórias da campanha fora de casa. É um ponto positivo. Somos os melhores visitantes do campeonato. Vamos lá com os pés no chão, mantendo a tranquilidade pra poder sair de lá com a vitória — destacou o zagueiro.
Mudança no meio
O time não terá a experiência e liderança do volante Jean Irmer em campo. Diante da Ponte Preta, o jogador recebeu o terceiro cartão amarelo. A boa notícia será a volta de Jadson ao setor. O jogador cumpriu suspensão pela expulsão diante do ABC.
— Nosso grupo é forte. Já provamos no decorrer do campeonato que não é uma peça que vai fazer falta. Sabemos da importância do Jean, mas nosso grupo passou por muitas adversidades. Vamos até Fortaleza focados. É o jogo das nossas vidas pra voltarmos com o acesso — ressaltou Boza.
Durante a semana, o departamento médico irá reavaliar as situações do lateral-direito Reginaldo e do atacante David da Hora. Os dois atletas desfalcaram a equipe no fim de semana, com dores musculares.
O técnico Thiago Carpini enalteceu o desempenho de Dani Bolt no lado direito da defesa, mas não escondeu que aguarda o retorno de David ao ataque por ter características únicas, em relação aos demais atletas da posição. Válvula de escape do sistema ofensivo, o jogador fará testes antes da viagem ao Ceará, na quinta-feira (23).