Na batalha serrana inédita pelo título do Interior do Gauchão Feminino, o Juventude levou a melhor sobre o Brasil-Far. As Esmeraldas venceram por 2 a 0, com gols de Greyce, após rebote de pênalti, e Yasmin, ambos no segundo tempo. A partida foi realizada na tarde deste domingo (19), no Alfredo Jaconi.
O time alviverde chegou a 12 vitórias na competição. Foram apenas três derrotas e um jogo histórico quando, pela primeira vez, superou o Grêmio, em partida válida pela segunda fase. A equipe de Luciano Brandalise marcou 65 gols e sofreu apenas 16. Após o acesso à Série A-2, no meio da temporada, a meta foi atingida com o bicampeonato do Interior.
Do outro lado, o rubro-verde encerra uma boa participação no estadual com seis vitórias, um empate e cinco derrotas. O Brasil-Far ainda marcou 32 gols e sofreu 25. O time garantiu vaga para disputar o Brasileiro A-3 em 2024.
A definição da equipe campeã do Gauchão Feminino sairá da disputa entre Grêmio e Internacional. O primeiro clássico está marcado para quarta-feira (22), no Beira-Rio.
Poucas emoções
Os primeiros 45 minutos de partida não entusiasmaram os torcedores que compareceram ao Alfredo Jaconi. Foram poucas oportunidades de gol e muitas dificuldades na armação de jogadas, de ambas as partes.
A primeira chegada das Esmeraldas com algum perigo foi aos quatro minutos. Após a roubada de bola, Thalita recebeu na área e chutou forte no canto esquerdo pra boa defesa de Gaby. Logo em seguida, Bella levou a pior numa dividida no meio-campo e teve que deixar o gramado mais cedo, com dores musculares. Brandalise mandou Katry a campo em seu lugar.
O Brasil-Far deu o primeiro susto ao gol de Claudia apenas aos 20 minutos. Na habilidade, Isa deixou duas marcadoras pra trás e cruzou na área, mas Marcella e Cynthia não conseguiram completar pro fundo das redes.
O Ju demorou a responder e encontrava dificuldades em articular as jogadas de ataque. Depois de uma sobra de escanteio, Grazi isolou a bola, aos 35. Nos instantes finais da primeira etapa surgiram duas oportunidades. Primeiro com Yasmin, que quase marcou um gol antológico de falta. De muito longe a defensora arriscou o chute em cobrança de falta e a bola tirou tinta do travessão. E já nos acréscimos, Greyce fez boa jogada pela direita e rolou na pequena área para Thalita. Em sua única oportunidade mais clara, a artilheira perdeu o gol.
Gols e comemoração
As duas equipes voltaram com as mesmas formações para a etapa final. O que mudou foi a postura das Esmeraldas que tomaram a iniciativa. E a bola balançou a rede aos três minutos. Mas a arbitragem viu impedimento no lance e anulou a cabeçada de Alice.
O jogo não fluía e as investidas das equipes eram paradas a todo instante através de faltas. Até que aos 25 minutos, Kelly fez boa jogada e rolou na entrada da área para Aninha, que foi derrubada por Neres: pênalti. Na cobrança, Greyce bateu rasteiro no meio do gol, Gaby defendeu, mas na sobra a atacante não perdoou: 1 a 0 Ju.
A resposta rubro-verde veio com Yasmin em cobrança de falta que passou perto da trave de Claudia. Mas quem marcou foram as Esmeraldas. Aos 44, em jogada ensaiada na cobrança de falta, Aninha rolou atrás pra Karol que colocou a bola na área como se fosse com a mão na medida para Yasmin, livre de marcação, marcar de cabeça.
O Brasil-Far ainda teve a chance de descontar com Letícia, após cobrança de escanteio, mas a cabeçada foi pra fora. Final no Alfredo Jaconi, Juventude 2 a 0.
Ficha técnica
Juventude 2x0 Brasil-Far
Decisão do Interior
Alfredo Jaconi
JUVENTUDE
Claudia; Grazi, Yasmin, Beta e Bella (Katry, 13/1º, depois Aninha 21/2º); Alice, Katy e Karol; Greyce (Vanice, 44/2º), Thalita e Kelly. Técnico: Luciano Brandalise.
BRASIL-FAR
Gaby; Nubia, Laira, Kattu e Yasmin; Laiza (Giovana, 37/2º), Jennifer (Letícia, 12/2º), Cynthia; Isa (Carol, 37/2º), Marcella (Neres, 21/2º) e Kim. Técnico: Leonardo Antunes.
Gols: Greyce (J), aos 26 minutos e Yasmin (J), aos 44, no segundo tempo.
Cartões amarelos: Yasmin, Bella, Claudia, Karol (J); Yasmin, Neres, Laira, Cynthia (B)
Arbitragem: Fernando Luis Bertin, auxiliado por Alexandre Frozza e Ronei Zwirtes.