Três cidades da Serra receberam, na manhã deste domingo (20), as rodadas municipais da Taça das Favelas, a maior competição de futebol entre favelas do mundo. Em todo o Rio Grande do Sul, que recebe o torneio pela primeira vez, são mais de 10 mil atletas inscritos em 541 equipes. Na Serra, foram nove partidas disputadas: cinco em Caxias do Sul, três em Farroupilha e uma em Bento Gonçalves.
Os jogos começaram às 9h nas três cidades. Em Caxias, o evento ocorreu no Centro Esportivo Municipal Antônio Barroso Filho, no bairro Cinquentenário, e a equipe campeã foi a SER Beltrão de Queiroz. Também participaram Burgo Futebol Clube, Projeto Orian e Projeto Força Jovem de Futebol, na categoria masculino. Em Farroupilha, a rodada foi realizada no campo do bairro São José, e confirmou a equipe Cinquentenário como a campeã. Eles disputaram com o Vila Esperança FC e o São Paulo. Já em Bento Gonçalves, que recebeu as partidas no Campo do Barracão, dois times da Associação Esporte Clube Águia Dourada jogaram, e será esta instituição que irá representar o município na etapa regional.
As equipes inscritas se enfrentaram em formato eliminatório para definir o campeão local, para representar o respectivo município na Etapa Regional, que está prevista para ocorrer em 7 de outubro. Nesta fase, será definida a seleção serrana para disputar a fase estadual. Ou seja, para todos os municípios, os times campeões poderão reunir jogadores de outras agremiações participantes da etapa municipal, a fim de promover uma integração.
A etapa estadual ocorre a partir de 20 de outubro no Centro de Treinamento do Grêmio, em Eldorado Sul. A seleção gaúcha que representará o Estado na competição nacional, no mês de janeiro em São Paulo, será definida em jogos eliminatórios a partir das oitavas de final.
Segundo Rogério Santos, um dos coordenadores do evento, a Taça das Favelas já revelou "grandes talentos" para o futebol brasileiro, com impacto positivo na vida de muitos jovens das favelas. Na mesma linha, Roberto Torres Junior, que também coordena o torneio, avalia a importância da realização da Taça das Favelas pela primeira vez no Rio Grande do Sul, depois de 10 anos ocorrendo em outros Estados.
— Realizar esse projeto pela primeira vez no Rio Grande do Sul é muito importante. Vamos colocar os atletas e as comunidades em lugar de destaque e mostrar a potência das favelas gaúchas. A Taça das Favelas mudará o conceito de projeto esportivo e social no Estado e a rodada de hoje na Serra demonstra a potência destas comunidades — acrescentou Junior.
Considerado o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, o evento é realizado pela Central Única de Favelas (Cufa). No Estado, o projeto tem investimento de R$ 500 mil, recurso oriundo do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado (Piseg/RS), da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e do Programa Pró-Esporte RS, via Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEL). A Taça das Favelas tem ainda o apoio da Federação Gaúcha de Futebol e da RBS TV, e patrocínio da Arbaza Alimentos e Vero.
Os vencedores
Bento Gonçalves
- Campeão: Associação Esporte Clube Águia Dourada (único participante, com duas equipes)
Caxias do Sul
- Campeão: SER Beltrão de Queiroz
- Participantes: Burgo Futebol Clube, Projeto Orian e Projeto Força Jovem de Futebol
Farroupilha
- Campeão: Cinquentenário
- Participantes: Vila Esperança FC e São Paulo