O jogo do ano. Nem a decisão do Campeonato Gaúcho 2023 diante do Grêmio soa mais importante do que o jogo deste sábado, às 18h, contra o São Joseense, no Estádio Centenário. Afinal, o título do estadual para o Caxias seria um bônus na temporada. Mesmo assim, o ônus de uma eliminação precoce na primeira fase da Série D teria consequências imensuráveis para o clube, que ficaria sem calendário no restante de 2023.
E o duelo teve uma carga emocional mais forte construída após a derrota de 4 a 0 para o Concórdia, na penúltima rodada, em Santa Catarina. A palavra de ordem nos trabalhos que antecederam o confronto desta semana no Centenário é remobilização. Por isso mesmo, o técnico Gerson Gusmão vai mudar a equipe.
— Desde o início da semana, conversamos bastante com o elenco a respeito do que aconteceu no último jogo. A partir disso passamos a tomar providências pra solucionarmos os problemas. Trabalhamos muito na parte tática, na organização, os erros de posicionamento na bola parada. Precisamos melhorar, principalmente o sistema defensivo, que foi muito vulnerável no último jogo — revelou o treinador.
A mudança mais radical tende a ser a saída do capitão da equipe. O zagueiro Dirceu deverá dar lugar a Fernando. O comandante grená admitiu que a mudança se faz necessária para corrigir os erros defensivos do jogo em Concórdia.
— Também conversamos na parte de empenho. De competir, dentro do que exige a Série D. Porque após sofrermos os gols, não disputamos a partida, como havíamos feito em jogos anteriores. Sentimos demais o gol, por isso conversamos bastante pra tentar entender isso e corrigir o que não funcionou porque temos uma decisão no sábado e não podemos mais errar admitiu Gusmão.
No meio-campo e no ataque, mais mudanças. Peninha está confirmado no time. Um dos principais destaques no Gauchão, o meia conviveu com lesões e queda de rendimento durante a Quarta Divisão. Na frente, após não ter aproveitado as chances, o atacante Joãozinho dará lugar a Galvan.
— É isso mesmo, não tenho porque esconder. A formação com dois atacantes é pra gente ter dois corredores do campo fortes. E a partir do momento que tiramos um atacante é pra preencher o meio, com uma circulação de bola melhor, abrir um corredor pro lateral — confirmou o treinador.
Vitória garante definição do segundo mata em Caxias
O empate já garante a equipe grená na segunda fase da Série D. No entanto, para não depender de resultados paralelos, só a vitória garante o Caxias na segunda colocação do Grupo 8 e a certeza de trazer o segundo jogo da próxima fase para Caxias do Sul.
Já o São Joseense, do técnico Luciano Gusso, está em terceiro na chave, com os mesmos 20 pontos do Caxias. Em caso de empate, o Tricolor do Pinhão terá que torcer para que Camboriú ou Concórdia não ganhem. Os dois têm 19 pontos e vêm logo atrás na classificação. O Camboriú pega o lanterna Novo Hamburgo, em casa, enquanto o Concórdia encara o Brasil de Pelotas, fora. O Xavante tem 17 pontos e também briga por uma vaga no G-4.
Para o duelo decisivo em Caxias, a equipe do Paraná perdeu três atletas por suspensão. O goleiro Gabriel Leite e o lateral-direito Igor Bosel, titulares, mais o centroavante reserva JP receberam o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Brasil, por 1 a 0, e desfalcam a equipe.
Independentemente de quem entrar em campo, o técnico Gerson Gusmão espera um adversário difícil e por isso conta com o ambiente da torcida para apoiar o time rumo à classificação.
— A gente espera que o torcedor consiga fazer o que sempre foi o forte do Caxias aqui. O Estádio Centenário sempre foi um trunfo do Caxias. Sabemos que pelo resultado adverso e da maneira que aconteceu, o torcedor fica desconfiado. Temos que procurar o quanto antes na partida demonstrar que a gente também tem o mesmo sentimento do torcedor, que a gente sentiu a derrota, que estamos fazendo algo diferente. E precisamos mostrar isso no início da partida. E tenho certeza que a equipe, demonstrando essa indignação, vamos conseguir trazer o torcedor pro nosso lado e aí sim, com todos juntos, o Caxias é muito forte — finalizou.