Uma tarde para ser esquecida? Não. Para ser lembrada, se quiser subir, e para não se repetir mais nesta Série D. O Caxias teve a sua pior atuação na competição, diante do Concórdia, neste domingo (16), e foi goleado por 4 a 0, no estádio Domingos Machado de Lima, em Santa Catarina, pela penúltima rodada da primeira fase. Perema, Tetê, ex-Caxias, duas vezes, e Rodriguinho fizeram os gols dos catarinenses.
Desde 2014, o Caxias não perdia por 4 a 0. Na oportunidade, foi goleado pelo Inter pelo Campeonato Gaúcho. Na última rodada, o Caxias encara o São Joseense, no sábado (22), às 18h, no Estádio Centenário. O time grená segue na segunda colocação com 20 pontos e definirá sua classificação na rodada final. Com um empate, o Caxias já estará garantido.
IRRECONHECÍVEL
O técnico Gerson Gusmão escalou a equipe com três alterações. Na lateral esquerda, Peu fez sua estreia e tornou-se um dos responsáveis pelas bolas paradas do time. Suspenso, o lateral-direito Marcelo não atuou e Adriel foi o substituto. O camisa 10 foi Soares na vaga de Augusto Galvan.
O jogo começou muito fraco tecnicamente. Os dois times com dificuldades pela forte marcação. A primeira chance do Caxias aconteceu só aos 12 minutos. O centroavante Eron recebeu na meia-lua da área e rolou para o atacante Marcelinho. Dentro da grande área, o camisa 7 finalizou de primeira por cima do gol.
O time grená voltou a arriscar aos 15 minutos. O estreante Peu cobrou falta da intermediária e chutou por cima da meta do goleiro Jean. No minuto seguinte, a primeira finalização do Concórdia. Arez finalizou de longe e o goleiro Volpi defendeu em dois tempos. A partir daí, os mandantes começaram a dominar o confronto e criaram a principal chance até então. Aos 26 minutos, Marquinhos Santos chutou, de perna esquerda, no ângulo superior direito e o goleiro Fabian Volpi fez grande defesa. O Caxias não demonstrava a qualidade individual ofensiva e apostava em ligações diretas.
Os catarinenses deram o recado na grande defesa do goleiro grená e na imposição da bola aérea abriu o placar. Aos 33 minutos, Marquinhos Oliveira cobrou falta com cruzamento na área e o zagueiro Perema subiu para cabeça no canto direito. Concórdia 1x0 Caxias.
A principal chance do Caxias no primeiro tempo também foi numa bola parada. Aos 43 minutos, numa bola parada. Peu bateu em direção ao gol, o goleiro Jean soltou e Ricardo Lima cabeceou, mas Robson salvou em cima da linha.
GOLEADA DEFINIDA
E o time grená voltou para o segundo tempo com uma mudança. Saiu Joãozinho e entrou Vitor Feijão. No entanto, com um minuto, escanteio para o Concórdia e o segundo gol. Marquinhos Oliveira cruzou e Tetê, ex-Caxias, subiu para cabecear para o fundo da rede. Concórdia 2xo Caxias.
O time grená pouco assustava e o técnico Gerson Gusmão fez duas mudanças aos 12 minutos. Minho e Emerson Martins entraram na equipe. No entanto, a atuação não melhorou. Pelo contrário, a equipe sentiu e sofreu uma derrota pior. Aos 20 minutos, Robson cruzou na entrada da pequena área para, de novo, Tetê bater para o gol. Virou goleada: Concórdia 3x0 Caxias.
A equipe grená até tentava, mas estava complicado. Aos 27 minutos, Ricardo Lima bateu falta de longe e mandou por cima do gol. Aos 31 minutos, o Concórdia fez o quarto gol, mas foi anulado por impedimento do atacante Rodriguinho. Dois minutos depois, Marquinhos Oliveira entrou sozinho e Fabian Volpi salvou o Caxias de uma derrota ainda pior.
No entanto, aos 36 minutos, o camisa 1 não conseguiu evitar. Dirceu saiu jogando errado. Rodriguinho recebeu e bateu no canto: 4 a 0. Caxias constrangedor. A classificação ficou para a última rodada em casa.
FICHA TÉCNICA
Concórdia 4x0 Caxias
Série D - penúltima rodada
Data: 16/07/2023 (domingo)
Horário: 15h
Local: Estádio Domingos Machado de Lima, em Concórdia-SC
CONCÓRDIA
Jean; Cella, William Alves, Perema e Tetê; Robson (Caio, 34/2º), Arez (Luzzi, int) e Marquinhos Oliveira (Tiago, 34/2º); Vini Moura, Marquinhos Santos (João Lenger, 26/2º) e Rodriguinho (Hector, 43/2º). Técnico: Itamar Schulle
CAXIAS
Fabian Volpi; Adriel (Yago, 42/2º), Dirceu, Ricardo Lima e Peu (Minho, 12/2º); Marlon, Elyeser (Emerson Martins, 12/2º), Soares (Peninha, 34/2º); Marcelinho, Joãozinho (Vitor Feijão, int) e Eron. Técnico: Gerson Gusmão
Árbitro: Halbert Luis Moraes Baia (AM) auxiliado por Jose Roberto Larroyd (SC) e Luciane Rodrigues dos Santos (SC). O quarto árbitro será Edson da Silva (SC).
Cartões amarelos: Robson, Tetê, Tiago (Concórdia); Ricardo Lima, Marlon, Eron (Caxias)
Gols: Perema (Concórdia), aos 33min do primeiro tempo. Tetê (Concórdia), a 1min e 20min, e Rodriguinho, aos 36min, no segundo.