O Juventude ainda não fechou o grupo que inicia a disputa da Copa Federação Gaúcha de Futebol (FGF) - Troféu Rei Pelé, a partir de 21 de junho. A maiorias dos atletas escolhidos para jogar a competição vêm do elenco sub-20 que está disputando o Campeonato Gaúcho.
O técnico escolhido para comandar a equipe de transição é o auxiliar permanente do clube e treinador interino em duas oportunidades, Adaílton Bolzan. Pelo menos três jogadores mais experientes serão contratados. E alguns atletas do grupo principal, com pouco espaço no time de Thiago Carpini, terão a chance de mostrar sua utilidade na equipe de baixo.
O clube já definiu que quatro atletas do elenco profissional jogarão a Copa FGF. O lateral-direito Daniel Guedes, o volante Wesley Hudson, o meia Vitinho e o centroavante Gabriel Aires estão confirmados na equipe.
Daniel Guedes atuou em apenas três jogos pelo Verdão. O lateral perdeu espaço com a contratação de Reginaldo. Para a posição, o clube ainda conta com Dani Bolt.
Já Wesley Hudson atuou um pouco mais. Foram nove partidas pelo Ju em 2023. No entanto, o atleta passou por uma artroscopia no joelho no final do Gauchão e perdeu espaço no elenco de cima. Além de revelar Gehring, o Juventude ainda está contratando o volante Kady, do Água Santa.
Quem mais decepcionou foi o meia Vitinho. O jogador que chegou a atuar no Barcelona B foi uma aposta da direção alviverde no início da temporada. O ex-comandante do Juventude, Pintado, chegou a dizer que Vitinho teria que deixar de ser uma eterna promessa e se comprometer mais com o futebol se quisesse deslanchar na carreira. O meia atuou em 10 jogos, mas não fez gol e nem deu assistência. Emprestado pelo Bragantino, o jogador terá que mostrar na Copa FGF que ainda pode ocupar espaço no grupo que disputa a Série B.
O centroavante Gabriel Aires era tido como uma das promessas da base alviverde e chegou a ser emprestado ao Flamengo. Com seguidas lesões e sem aproveitar os espaços abertos no elenco, o atleta de 21 anos ainda não entrou em campo neste ano.
O meia Vini Paulista e o atacante Daniel Cruz inicialmente fariam parte da equipe de transição, mas o empenho dos dois chamou a atenção de Thiago Carpini que os reconduziu para o grupo principal. Além deste exemplo, os quatro atletas que jogarão na transição terão uma motivação extra, uma vez que, além do título, para o clube, a taça dará uma vaga na Copa do Brasil de 2024.
O Juventude estreia na competição contra o São Luiz. A partida ainda não tem data e horário confirmados pela FGF. A casa do Ju na Copinha será em Bento Gonçalves, no Estádio Montanha dos Vinhedos. O grupo do Juventude tem quatro equipes. Além do Papo, compõem a chave União Frederiquense, Passo Fundo e São Luiz.