Um clube, duas frentes. De um lado, o técnico Thiago Carpini comanda a reação do Juventude dentro da Série B. Até aqui, em quatro jogos, o treinador mantém 100% de aproveitamento na Série B. Em paralelo a isso, o técnico Adaílton Bolzan foi o escolhido para comandar a equipe do Verdão que se prepara para a disputa da Copa Federação Gaúcha de Futebol (FGF) - Troféu Rei Pelé. A competição tem previsão de início para 21 de junho.
O grupo alviverde deverá ter de 22 a 25 atletas. O clube já definiu três contratações. O zagueiro Anderson Prestes, de 22 anos, chega do Água Santa. Formado no Atlético de Tubarão, o zagueiro ainda atuou pela equipe sub-19 do Vilafranquense de Portugal e Atlético-GO. Prestes estava desde 2021 na equipe de Diadema e foi uma indicação do técnico Thiago Carpini e do diretor-executivo Júlio Rondinelli, que trabalharam com o defensor.
Já o volante Vinícios, de 22 anos, realizou 10 jogos pela Portuguesa Santista em 2023 antes de acertar com o Juventude. O jogador é formado na base da equipe paulista e ainda teve uma passagem pelo Ipatinga.
E o centroavante Rafael Furtado, de 23 anos, chega do Sampaio Corrêa após realizar nove partidas e marcar um gol nesta temporada. Formado pelo Paraná, o jogador atuou ainda na base do Atlético-MG e no Académica, de Portugal. Em 2021, Furtado marcou seis gols em nove jogos pelo Boston City Brasil. No Santa Cruz, o centroavante deixou sua marca sete vezes em 26 jogos, no ano passado.
O clube ainda deve anunciar nesta semana a contratação de um zagueiro e de um atacante de velocidade. Além das cinco contratações, a equipe de transição do Juventude terá quatro reforços do elenco principal. O lateral-direito Daniel Guedes, o volante Wesley Hudson, o meia Vitinho e o centroavante Gabriel Aires, sem espaço no elenco que disputa a Série B, terão a chance de recuperar prestígio na disputa da Copa FGF.
Outros atletas que estão no grupo de cima ainda podem atuar na competição regional, em alguns jogos pontuais. Casos dos goleiros Lucas Wingert e Mário e do zagueiro Abner.
Volante volta de empréstimo
O Juventude ainda está reforçando a equipe de transição com um atleta que estava emprestado pelo clube, mas que não vinha atuando. Trata-se do volante Kelvi. No dia 30 de março, o Verdão havia anunciado o empréstimo do jogador para a equipe do Pará. Mas como Kelvi não estava sendo utilizado no time que disputa a Série C, o jogador retorna, a pedido do Juventude, para ser aproveitado na Copinha.
Com cinco reforços, mais o retorno de Kelvi e a utilização dos quatro atletas do elenco principal, o clube agora vai definir quais os garotos do sub-20, que estão disputando o Campeonato Gaúcho, irão compor o elenco de Adaílton Bolzan.
Alguns nomes que vem se destacando na equipe de Filipe Dias no Estadual vão ser testados. O time lidera o Grupo A, com 16 pontos. O Alviverde está invicto, com cinco vitórias e um empate.
O lateral Da Rocha, o meia Thomi Montefiore e os atacantes Vitor Gonçalves e Caíque são alguns dos nomes que devem disputar a competição que, para o Juventude, vale vaga na Copa do Brasil de 2024, em caso de título. Vitor também está sendo observado no grupo principal.
A primeira partida do Juventude será diante do São Luiz. O mando de campo do clube será na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. O grupo conta ainda com as participações de União Frederiquense e Passo Fundo.