Com seguidas lesões musculares em 2023, o zagueiro guatemalteco Gerardo Gordillo ainda não conseguiu mostrar ao torcedor do Juventude o tamanho de seu futebol. Afinal, o atleta só vestiu a camisa alviverde pela primeira e única vez na abertura do Campeonato Brasileiro da Série B, na derrota para o Botafogo-SP, por 2 a 1.
Durante um treinamento antes da partida contra o Mirassol, pela sexta rodada, o jogador acusou dores na coxa e teve diagnosticada, uma nova lesão muscular, a terceira em quatro meses de clube.
De volta aos treinos na semana passada, o defensor foi convocado novamente para a Guatemala e será desfalque do Juventude no mês de junho. O guatemalteco vinha sendo o capitão da seleção de seu país, mas não entrou em campo nos dois últimos jogos da CONCACAF.
A Guatemala fará quatro amistosos neste mês: contra o México, no dia 7, Trindade e Tobago, dia 11, Costa Rica, dia 15, e Venezuela, no dia 18. Pela Copa Ouro, o guatemalteco ainda estará no elenco para os jogos diante de Cuba, no dia 27, e Canadá, no dia 1º de julho.
Ao voltar, Gordillo deve ocupar o fim da fila. Uma vez que o clube procura no mercado a contratação de mais um jogador para a posição. Luiz Gustavo, do ABC é um dos três nomes que estão em negociações com o Juventude.
Para o sistema defensivo, o técnico Thiago Carpini conta com Danilo Boza, Romércio, Zé Marcos e Abner. Douglas não foi aprovado pelo comandante alviverde e foi liberado sem sequer assinar contrato. O jogador estava no clube se recuperando de uma lesão sofrida em fevereiro, pela Inter de Limeira, e havia sido uma indicação de Pintado.