O prazo acabou. Quem contratou atletas tem até o final da tarde desta quinta-feira (20) para inscrevê-los a tempo de disputar o Brasileirão das Séries A e B. A CBF havia ampliado em março o período de inscrições para atletas que atuam no Brasil para até 20 de abril. A mudança valeu apenas para jogadores que atuaram nos campeonatos estaduais de 2023. E um dos beneficiados é o Juventude, que qualificou o grupo para a Série B após o prazo inicial.
Ao todo, o clube se reforçou com 11 atletas. Considerando o início da temporada, quando 23 jogadores foram contratados, o Verdão trouxe na temporada 34 jogadores. Como a grande maioria dos nomes não agradou, após as saídas precoces no Gauchão e Copa do Brasil, o Ju foi buscar, sobretudo no mercado paulista, jogadores que viviam um bom momento e que podem acrescentar qualidade e experiência ao jovem grupo formado no início da temporada.
A maior contratação foi a do meia Nenê, de 41 anos, ex-Vasco da Gama. O atleta deve fazer sua estreia no sábado (22), diante do Novorizontino, pela segunda rodada da segunda divisão.
O clube também foi buscar atletas com bagagem e conquistas de acessos para trazer maturidade ao elenco. São os casos do lateral-esquerdo Romário (com quatro acessos) e do centroavante Elton (com oito).
Jogadores que participaram de boas campanhas nos estaduais também foram agregados ao grupo. Casos do lateral-direito Reginaldo, finalista do Paulistão pelo Água Santa, do zagueiro Romércio, campeão da Taça Independência, pelo São Bernardo, e do atacante Robertinho, destaque do Maringá no estadual. O jogador se despediu da equipe paranaense em grande estilo. Robertinho teve boa movimentação no ataque na vitória de 2 a 0 sobre o Flamengo, pela terceira fase da Copa do Brasil, na semana passada.
O clube também aposta na recuperação de jogadores experientes para que possam desempenhar um bom futebol no Alfredo Jaconi. É o que acontece com o zagueiro Douglas, ex-atleta da base e que estava na Inter de Limeira, com o técnico Pintado, e do atacante Geuvânio, ex-jogador da base santista e que não conseguiu atuar nesta temporada pelo Ituano. Quando se recuperarem de lesões, o clube entende que estes atletas podem conquistar espaço no time que busca o acesso à elite do futebol brasileiro.
— Pra iniciar um novo trabalho, a gente está trazendo as peças. Não vamos conseguir mudar o que ficou pra trás. Vamos precisar muito de força e de trabalho. E de um pouco de paciência pra buscar os resultados positivos. São necessidades, fomos pro jogo (contra o Botafogo-SP) com apenas três atacantes no banco. Na parte ofensiva, só tinha Elton, Vitinho e Rafinha. A gente sofre neste momento de construção, por isso buscamos essas peças — destacou o técnico Pintado.
A direção ainda busca um atacante de renome para a sequência da competição, mas não encontrou alternativas diferentes das que já estão no grupo atual. Por isso, o clube pretende fazer uma nova investida no mercado na reabertura da janela de transferências, em 3 de julho.
Os 11 reforços do Ju para a Série B
:: Léo Vieira, 32 anos, goleiro da Inter de Limeira
:: Reginaldo, 30 anos, lateral-direito do Água Santa
:: Douglas, 33 anos, zagueiro da Inter de Limeira
:: Romércio, 26 anos, zagueiro do São Bernardo
:: Romário, 31 anos, lateral-esquerdo do Santo André
:: Kelvyn, 23 anos, lateral-esquerdo do Ceará
:: Luiz Fernando, 25 anos, atacante do Cianorte
:: Nenê, 41 anos, meia do Vasco
:: Robertinho, 23 anos, atacante do Maringá
:: Geuvânio, 31 anos, atacante do Ituano
:: Elton, 37 anos, centroavante do CSA