Uma disputa de pênaltis é a forma de desempate mais cruel que existe no futebol. É o momento de maior pressão em cima dos batedores e o instante de enorme apreensão, expectativa e ansiedade para o torcedor. Só é maravilhoso para quem não torce para nenhum dos times envolvidos. E a final do Campeonato Gaúcho 2023 pode ser decidida na marca da cal. Se Caxias e Grêmio empatarem no tempo normal, por qualquer placar, no sábado (8), às 16h30min, na Arena, todos os olhares do Rio Grande do Sul estarão nos batedores e nos goleiros.
Pelo lado do Caxias, alguns fatos são positivos pensando numa possível decisão de título nas penalidades máximas. O goleiro Bruno Ferreira já demonstrou ser bom pegador de pênaltis. Neste Campeonato Gaúcho foram três. O primeiro na estreia diante do Grêmio. Aos 39 minutos, Jean Pierre Lima assinalou falta do zagueiro Fernando dentro da área em cima de Bitello. Galdino bateu no canto esquerdo e Bruno saltou para defender sem dar rebote e fez bela defesa.
No confronto inicial da fase semifinal do Gauchão contra o Inter, o camisa 1 do Caxias defendeu a cobrança de Alan Patrick, mas o rebote voltou para o camisa 10, que bateu com o gol aberto. Por fim, na disputa de pênaltis no Beira-Rio, Bruno Ferreira foi decisivo para classificar o time grená. Estevão bateu no canto esquerdo a quinta cobrança e ele pulou para espalmar.
Além disso, o histórico recente do Caxias em disputa de pênaltis é altamente positivo e cria uma expectativa favorável no torcedor. Em oito oportunidades que o confronto grená foi para as penalidades, seis terminaram com vitória e somente duas com eliminação. Desde 2017, foram somente duas decisões de pênalti pelo Campeonato Gaúcho. Uma vitória, neste ano pela semifinal diante do Inter, e uma derrota para o Colorado, na semifinal de 2017.
Pela Série D do Campeonato Brasileiro, o Caxias teve cinco vezes o desempate na marca da cal. Foram quatro classificações e somente uma eliminação, que aconteceu em 2020, na segunda fase, para o Mirassol, fora de casa. Além disso, em 2019, o time grená também disputou nos pênaltis contra o Santo Ângelo pelas oitavas de final da Copa FGF e avançou.
Desse total de oito disputas de pênaltis do Caxias desde 2017, quatro foram como visitante. Foram três vitórias diante de Inter, Portuguesa e Avenida. A única derrota foi justamente a do Mirassol, no interior paulista, onde o time grená errou todas as cobranças, perdeu por 3 a 0, e foi eliminado da Quarta Divisão nacional.
POSSÍVEIS BATEDORES
Outro fator que torna essa condição favorável é que o Caxias tem um excelente aproveitamento em cobranças de pênalti neste campeonato Gaúcho. Em 12 batidas, foram 11 acertos e somente um erro. No tempo normal das partidas, em 14 jogos, foram sete penalidades marcadas pela arbitragem e seis convertidas. O atacante Jean Dias desperdiçou contra o Juventude, na defesa do goleiro Thiago Couto.
Os batedores oficiais do Caxias são os atacantes Jean Dias e Eron. O primeiro converteu três das quatro cobranças que teve, incluindo a decisão contra o Inter na semifinal. O segundo fez os dois que bateu. Um diante do Juventude e outro contra o Ypiranga. Bustamante, que não está mais no elenco, fez contra o Esportivo e o Ypiranga.
Contra o Inter, além de Jean Dias, bateram o lateral-direito Marcelo, o volante Vini Guedes e os atacantes Wesley e Marcão. Desses, caso a decisão do Gauchão seja nos pênaltis, só Wesley não estará à disposição por pertencer ao Tricolor.
:: Na primeira fase do Gauchão
Jean Dias fez contra o São José e São Luiz e errou contra o Juventude. Bustamante fez contra o Esportivo e Ypiranga. Eron converteu contra o Juventude e Ypiranga.
:: Contra o Inter acertaram:
Marcão, Jean Dias, Vini Guedes, Marcelo e Wesley
RELEMBRE AS DISPUTAS DE PÊNALTIS RECENTES DO CAXIAS
:: 2023
Semifinal do Gauchão
Inter (4) 1x1 (5) Caxias
:: 2022
Segunda fase da Série D
Caxias (6) 1x1 (5) Oeste
Oitavas de final da Série D
Caxias (3) 0x0 (0) Real Noroeste
:: 2021
Segunda fase da Série D
Portuguesa (1) 1x0 (4) Caxias
:: 2020
Segunda fase da Série D
Mirassol (3)1x0(0) Caxias
:: 2019
Oitavas de final da Copa FGF
Caxias (4)2x0(2) Santo Ângelo
Segunda fase da Série D
Avenida (5)0x0(6)Caxias
:: 2017
Semifinal do Gauchão
Caxias (3)1x0(5) Inter