Quase um ano depois da sua chegada ao Caxias, Thiago Carvalho está se tornando uma unanimidade. Não apenas pelos resultados, já que perdeu apenas três partidas, mas pela aplicação de conceitos e variações apresentadas em momentos importantes neste Gauchão.
Agora fica ainda mais claro que o fracasso em Natal, na Série D, passou muito mais por escolhas e uma postura frágil dos jogadores em campo, do que por atitudes ou mudanças do treinador. Além disso, neste ano, com o grupo montado e completamente reformulado por Thiago, é visível a evolução em diferentes questões do jogo. Da maturidade até a organização defensiva.
Lá no começo da sua trajetória no Caxias, Thiago Carvalho sempre pregou um futebol equilibrado, mas que tivesse posse de bola e força ofensiva. E até reclamou após algumas vitórias de que o time precisava entender melhor algumas questões, desacelerar o jogo em certos momentos. Algo natural e que vem com a evolução. O treinador de 34 anos é um dos grandes protagonistas desse trabalho que levou a equipe até a decisão.
E o Caxias de Thiago chega em sua melhor versão nesta final do Gauchão. Pode até não ser suficiente para garantir o título diante do Grêmio, mas é preciso valorizar o que foi construído até aqui e o quanto foi importante acreditar na sequência do trabalho.