Na noite fria e cinzenta de sábado (15), o Juventude começou a Série B com o pé esquerdo. A equipe de Pintado viu o Botafogo-SP ser superior na maior parte do tempo e, mesmo com Ruan despontando como a boa surpresa do time, o Verdão perdeu com uma nova falha de goleiro. Desta vez foi Léo Vieira o protagonista negativo.
O 2 a 1 teve Ruan marcando o gol alviverde e Jean e Gustavo Xuxa definindo o placar para o adversário. Agora, o Verdão terá uma semana para se preparar para o confronto contra o Novorizontino, no sábado, dia 22, fora de casa.
Envolvido
Os pouco mais de três mil torcedores viram no começo da partida a formação mais agressiva do Botafogo, que teve a volta do atacante Salatiel. O time visitante colocou o Juventude em seu campo no início do confronto. Envolvente e dominante no meio-campo, o time de Ribeirão Preto partiu pra cima e perdeu a primeira grande oportunidade com Salatiel, após uma rosca de Dani Bolt ao tentar o corte. Por sorte, o jogador estava impedido.
Apenas aos seis minutos o Verdão conheceu o campo de ataque. Em falta cobrada por Boldrin, Bolt cabeceou nas mãos do goleiro. No lance seguinte, Rodrigo Rodrigues recebeu cruzamento do lateral-direito, mas desviou a bola à esquerda de Matheus. Aos poucos, o Juventude foi tomando as rédeas do confronto. Aos 13, Jean Irmer roubou a bola na entrada da área e chutou para boa defesa do goleiro. O jogador, que já havia sentido um desconforto no lance anterior, teve que deixar o gramado para a entrada de Emerson Santos.
Com a nova formação, o jogo ficou aberto. O Ju só voltou a oferecer perigo aos 29 minutos com o camisa 9 batendo forte da entrada da área para defesa em dois tempos de Matheus. Na sequência a bola de Osman só não foi em direção ao gol de Léo Vieira graças ao desvio na marcação.
Com problemas na armação de jogadas, Jadson tentou a sorte. De fora da área o volante acertou um belo chute que só não balançou as redes porque Matheus voou para salvar.
Aos 45, o futebol premiou quem jogou melhor no primeiro tempo. Em cobrança de falta perfeita, Jean Victor abriu o placar pra equipe de Ribeirão Preto, 1 a 0.
A resposta alviverde veio com uma bola na trave através de Gordillo, mas o jogador tocou a bola com a mão e o lance foi paralisado. Sob vaias, os jogadores deixaram o gramado ao fim do primeiro tempo.
Esperança e falha
A melhor notícia do Juventude no jogo era o jovem Ruan, de apenas de 17 anos. O jogador não se intimidou com a forte marcação adversária e, dele, surgiam sempre lances envolventes. Aos sete, Ruan aproveitou um vacilo do lado direito de marcação para invadir a área, driblar o goleiro e fazer um belo gol pelo Juventude: 1 a 1.
O Botafogo respondeu com Gustavo Xuxa testando o goleiro Léo Vieira, que fez a sua primeira grande defesa com a camisa alviverde. Mas aos 14, o lance se repetiu e desta vez, Léo falhou. A bola de Xuxa quicou na frente do goleiro que não conseguiu espalmar a bola: 2 a 1 Botafogo.
O Juventude não entendeu que Gustavo Xuxa tinha como principal arma o arremate à distância. Os volantes deram liberdade para o meia criar outras duas oportunidades de gol. O Ju respondeu com Boza de voleio na área. O gol de placa só não aconteceu porque Matheus fez grande defesa.
Com dois centroavantes no jogo, com a entrada de Elton, o Ju tentou o tudo ou nada. Mas foi David que quase empatou de cabeça, aos 34. Xuxa continuava levando perigo. Aos trancos e barrancos, o Juventude criou oportunidades, mas a ansiedade em buscar a igualdade e os erros técnicos na finalizações impediram o resultado melhor.
Final no Jaconi, Botafogo 2 a 1. A esperança agora é que, com a estreia de Nenê, o time possa buscar a reabilitação fora de casa.
Ficha técnica
Brasileirão Série B - 1ª rodada
Juventude 1x2 Botafogo-SP
Estádio Alfredo Jaconi
JUVENTUDE
Léo Vieira; Dani Bolt, Danilo Boza, Gerardo Gordillo e Romário; Jean Irmer (Emerson Santos, 13/1º, depois Mandaca, 28/2º)), Jadson e Fernando Boldrin (Elton, 19/2°); Ruan (Alan Ruschel, 28/2º), David da Hora e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Pintado
BOTAFOGO-SP
Matheus, Vidal (Thassio,29/2°), Carlinhos, Diogo Silva e Jean Victor (Marcio, 17/2º); Guilherme Madruga, Filipe Souto e Robinho (Tomás Andrade, 29/2º); Luiz Henrique Salatiel (Gustavo Xuxa, int.) e Osman (Edson, 39/2º). Técnico: Adilson Batista.
Gols: Jean Victor (B), aos 45 minutos no primeiro tempo. Ruan (J), aos sete minutos, Gustavo Xuxa (B), aos 14, no segundo tempo.
Cartões amarelos: Gordillo (J) Guilherme Madruga, Márcio, Matheus (B)
Arbitragem: Yuri Ferreira da Cruz, auxiliado por Michael Correia e Daniel Alves Pereira. O trio é do Rio de Janeiro. VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda-RJ
Público: 3.243
Renda: R$ 18.920