O técnico Thiago Carvalho deu oportunidade para praticamente todos os jogadores do elenco do Caxias neste Campeonato Gaúcho. Dos 28 atletas, apenas dois goleiros e um zagueiro não foram observados em campo. Outros dois jovens das categorias de base também compõem o grupo e não atuaram. São eles: o zagueiro Samuel e o lateral Leoratto.
O comandante grená rodou bastante o grupo no começo do estadual para encontrar a melhor formação dentro das quatro linhas. Contudo, a única posição que o técnico não mudou foi no goleiro. Bruno Ferreira atuou todas as 12 partidas do Gauchã0. Os outros dois arqueiros, André Lucas e Guilherme Nunes não foram aproveitados até o momento. Depois, com 11 jogos tem o zagueiro Dirceu, os volantes Vini Guedes e Marciel, o meia Diego Rosa e os atacantes Eron, Jean Dias, Ronald e Marcão.
O zagueiro Dirceu já formou dupla com Ricardo Lima e Fernando. Nos treinos, também já foi testado com Lucão. A rotatividade é uma característica do técnico Thiago Carvalho. Para Dirceu este é um ponto positivo para a performance em campo.
— Era uma coisa que dizíamos, independente do atleta, mas por característica do Thiago, ele fazia essa rotatividade. Nós éramos quatro zagueiros, agora agregou o Samuel, e treinávamos todas as valências. Fiz dupla com Lucão, Fernando e Ricardo. Então, estamos todos preparados. Isso nos favorece em relação a este ajuste final para transferir para performance no jogo — comentou Dirceu.
Alguns atletas tiveram pouca amostragem nos jogos. É o caso do lateral-direito Yago, o volante Pedro Cuiabá e os atacantes Richard e Vinicius Spaniol. O último teve dois jogos e os demais entraram em apenas uma partida na primeira fase. Já sem atuar nenhum jogo com a camisa do Caxias, o meia Matheus Gotler não integra mais o elenco no Estádio Centenário. Ele praticamente nem foi relacionado para os confrontos.
Começaram como titular ou entraram no decorres dos jogos:
Goleiros:
Bruno Ferreira - 12 jogos
André Lucas - nenhum jogo
Guilherme Nunes - nenhum jogo
Zagueiros:
Dirceu - 11 jogos
Fernando - 9 jogos
Ricardo Lima - 6 jogos
Lucão - nenhum jogo
Laterais:
Marcelo - 9 jogos
Adriel - 7 jogos
Dudu Mandai - 6 jogos
Jonathan - 6 jogos
Yago - 1 jogo
Volantes:
Guedes - 11 jogos
Marciel - 11 jogos
Marlon - 10 jogos
Moacir - 6 jogos
Pedro Cuiabá - 1 jogo
Meias:
Diego Rosa - 11 jogos
Peninha - 8 jogos
Matheus Gotler - nenhum jogo
Atacantes:
Eron - 11 jogos
Jean Dias - 11 jogos
Ronald - 11 jogos
Marcão - 11 jogos
Bustamante - 9 jogos
Wesley - 8 jogos
Vinicius Spaniol - 2 jogos
Richard - 1 jogo