Para o Caxias conseguir a classificação à final do Campeonato Gaúcho e eliminar o Inter, a equipe do técnico Thiago Carvalho precisa fazer mais um bom enfrentamento como visitante. Aliás, essa é uma das características do time grená sob o seu comando. O treinador, que completou 10 meses na equipe da Serra no último sábado, tem apenas duas derrotas longe do Estádio Centenário. Ao todo, são 12 jogos disputados fora de casa entre a Série D do Brasileirão de 2022 e o Gauchão.
Os únicos dois resultados negativos foram no ano passado, na disputa da Quarta Divisão nacional. Um para o Marcílio Dias, por 2 a 1, e outro diante do América-RN, 3 a 1, na partida decisiva do acesso à Série C, em que o Caxias não conseguiu o objetivo e foi eliminado. Domingo, a equipe grená completará 210 dias sem perder fora de casa. Além disso, na atual campanha do Gauchão, o time de Thiago Carvalho está invicto como visitante. Em cinco partidas, quatro empates e uma vitória (diante do Avenida na rodada final da primeira fase).
— Nosso time não perdeu fora, são números que dão confiança. Então, acredito que vamos fazer mais um jogo de alto nível. O Inter é um time de muita qualidade, mas o Caxias vem provando que pode sim vencer. Mas, mais uma vez, vamos ter que ser quase perfeitos para vencer o Inter lá — destacou o técnico do Caxias.
Entre os empates do Caxias fora de casa neste Gauchão, está o 2 a 2 diante do Inter na primeira fase. Após sair perdendo, o time grená virou o placar, mas sofreu a igualdade na reta final da partida.
Para conseguir a classificação, no domingo (26), às 18h, no estádio Beira-Rio, o Caxias precisa de uma vitória simples. O empate leva a decisão para os pênaltis. Portanto, se o Caxias manter a invencibilidade como visitante no Estadual, ainda terá chance de avançar à decisão, do Campeonato Gaúcho, nas penalidades.
— Estamos invictos fora de casa, principalmente, pela nossa maneira de jogar. A gente procura jogar em casa ou fora da mesma forma. Acho que isso tem contribuído na nossa bela campanha como visitante. Esperamos manter essa invencibilidade no domingo — avaliou o volante Vini Guedes.
Sob o comando de Thiago Carvalho, o Caxias já disputou fora de casa, entre Série D e Gauchão, 12 jogos. Foram três vitórias, sete empates e apenas duas derrotas. Um aproveitamento de 44,4%, com 15 gols marcados e 13 sofridos. Esses números são superiores às campanhas do Caxias em anos anteriores como visitante.
Entre 2020 e 2023, o melhor aproveitamento fora de casa do Caxias é o atual. Depois, aparece a campanha longe de casa na Série D de 2020, com 41%. No Gauchão dos últimos dois anos — 2021 e 2022 —, o time grená contabilizou apenas 27% da pontuação.
THIAGO CARVALHO COMO VISITANTE NO CAXIAS
:: NO GAUCHÃO
5 jogos
1 vitória
4 empates
5 gols marcados
4 gols sofridos
46,6% de aproveitamento
:: NA SÉRIE D
7 jogos
2 vitórias
3 empates
2 derrotas
10 gols marcados
9 gols sofridos
42,8% de aproveitamento
:: CAMPANHA TOTAL
12 jogos
3 vitórias
7 empates
2 derrotas
15 gols marcados
13 gols sofridos
44,4% de aproveitamento