O Caxias está nas semifinais do Campeonato Gaúcho. O grená garantiu classificação com uma vitória sobre o Avenida na tarde deste sábado (11), em Santa Cruz do Sul. O grená venceu pelo placar de 1 a 0, com gol de Dudu Mandai. O Caxias não teve dificuldades e poderia ter saído do Estádio dos Eucaliptos com um placar mais amplo.
O resultado positivo foi o primeiro fora de casa neste Estadual. Além de seguir na disputa pelo título gaúcho, o time da Serra também garantiu vaga na Copa do Brasil 2024. O adversário nas semifinais será o Inter, com primeiro jogo no Estádio Centenário, no próximo final de semana.
O JOGO
Após cinco minutos de troca de passes e estudos, o Avenida foi quem assustou o Caxias. Em cruzamento para a área, Marcelo não conseguiu cortar de cabeça e Wesley Pionteck finalizou de dentro da pequena área para fora. Aos 12 minutos a chance mais forte grená até então. Peninha em jogada individual arriscou de fora da área. O chute rasteiro passou perto da trave direita de Rodrigo.
Aos 15 minutos, o Caxias já controlava as ações do meio-campo, principalmente em jogadas com Peninha e Bustamante. Aos 18, o lateral-esquerdo Dudu Mandai tentou a sorte da intermediária. O chute forte acabou desviando no caminho e morreu na rede do Avenida. A bola ainda bateu na trave antes de entrar para fazer 1 a 0 para o grená. O time da casa tentou empatar com Carlos Henrique. O camisa 9 tentou um giro sobre a marcação na entrada da área, mas a finalização saiu fraca, nas mãos do goleiro Bruno.
No último terço do cronômetro, o time da casa buscou atacar o grená, mas esbarrava em alguns fatores, como a sua deficiência técnica e a marcação do Caxias. Nos minutos finais, o jogo perdeu intensidade. Aos 39, o Caxias tentou um ataque. Bustamante rolou para Peninha dentro da área. O chute foi direto nas mãos do goleiro. Três minutos depois, foi a vez de Bustamante finalizar. Ele recebeu na intermediária e bateu de longe. O chute forte passou perto, mas foi para fora. O grená foi para o vestiário com a vitória parcial de 1 a 0.
SEGUNDO TEMPO
Logo na primeira volta do cronômetro, Bustamante se aproveitou de uma saída errada do zagueiro Marcão e quase ampliou para o Caxias. Ele ingressou com liberdade na área, mas a conclusão saiu para fora. Aos 3 minutos, Bustamante cruzou a bola na área para uma forte cabeçada de Marcão. O goleiro Rodrigo salvou em cima da linha. Sem o adversário esboçar qualquer reação, o Avenida via o Caxias ser ainda mais agressivo na volta do intervalo. Aos 8, Peninha quase acertou a gaveta em um chute da meia-lua.
O primeiro perigo do time da casa veio somente aos 13 minutos com PH. Ele recebeu dentro da área, carregou até a linha de fundo e chutou com força. O goleiro do Caxias espalmou para escanteio. Aos 22, Eron teve a oportunidade de marcar em uma finalização de frente para o gol, mas a finalização saiu pela linha de fundo.
Com passar do minutos, o forte calor também foi sentido em campo. A partida perdeu intensidade e velocidade. Com Avenida precisando de um empate para garantir vaga na Série D do ano que vem, o time casa procurou ir para o ataque. Contudo, nem no tradicional abafa a equipe da casa levou perigo. O Caxias venceu por 1 a 0 e comemorou a classificação às semifinais.
FICHA TÉCNICA
Avenida 0x1 Caxias
11ª rodada - Campeonato Gaúcho
Estádio dos Eucaliptos
Avenida
Rodrigo Santos; Biel, Micael, Marcão (Dadalt 47/2º) e Cesar; Rafael Carrilho (Jessé, intervalo), Jeferson, Garré (João Pedro 37/2º); PH (Jean 18/2º), Wesley Pionteck e Carlos Henrique. Técnico: Márcio Nunes
Caxias
Bruno; Marcelo, Dirceu, Fernando e Dudu Mandai; Marlon (Vini Guedes, intervalo), Marciel (Moacir 30/2º), Peninha; Diego Rosa (Yago 40/2º), Bustamante (Ronald 18/2º) e Marcão (Eron 18/2º). Técnico: Luís Gustavo
Gols: 18 minutos do primeiro tempo Dudu Mandai abriu o placar para o Caxias;
Expulsões:
Amarelos: Marcão (A), Marciel (C)
Árbitro: Daniel Nobre Bins; auxiliares André da Silva Bitencourt e Leirson Peng Martins. Quarto árbitro: Marcelo Cavalheiro Pereira.