![Porthus Junior / Agencia RBS Porthus Junior / Agencia RBS](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/0/6/4/1/8/5/4_bafdbb432b9bd4b/4581460_ae360b204b7e36a.jpg?w=700)
O Juventude terminou a primeira fase do Campeonato Gaúcho na quinta colocação. Portanto, foi eliminado e não avançou para as semifinais, que era um dos objetivos traçados. No entanto, mesmo assim, o Verdão ainda pode ser campeão do interior e conquistar a premiação de R$ 150 mil.
O regulamento do Campeonato Gaúcho ainda permite essa "situação estranha". Segundo o artigo 11º, o campeão do interior será um dos clubes denominados do Interior do Estado que conseguir a melhor campanha durante toda competição, excluindo o campeão e vice da competição. Ou seja, se Caxias e Ypiranga eliminarem Inter e Grêmio, respectivamente, e ambos chegarem à decisão, o campeão do interior será o Juventude.
A última vez que o Ju conquistou o título do interior no Gauchão foi em 2021. Grêmio e Inter decidiram a competição e o Juventude terminou na terceira posição, com 20 pontos conquistados. Isso assegurou a melhor campanha entre os times do Interior e também uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. Além disso, o Juventude levou um valor de R$ 200 mil como premiação. Essa foi a 16ª vez que o Verdão obteve esse título.
Neste ano, o Juventude chegou aos 17 pontos em 11 rodadas e ficou na quinta colocação. Foram quatro vitórias, cinco empates e duas derrotas, com 17 gols marcados e 14 sofridos, um aproveitamento de 51%.
Mesmo que conquiste o título do interior, o Juventude não leva uma das vagas para a Copa do Brasil. Para disputar a competição em 2024, depende da dupla Gre-Nal, com um dos dois indo para a Libertadores, ou com o próprio Verdão conquistando a Série B ou da Copa FGF, no segundo semestre.
O que diz o regulamento
ARTIGO 11º - O CAMPEÃO DO INTERIOR do GAUCHÃO 2023 será um dos clubes denominados do Interior do Estado (incluindo o SÃO JOSÉ) que obtiver a melhor campanha durante toda competição, excetuando-se os títulos de CAMPEÃO e VICE-CAMPEÃO do GAUCHÃO 2023.