Com a classificação de Grêmio e Inter para a decisão do Campeonato Gaúcho, o Juventude terminou o Estadual na terceira posição, com 20 pontos conquistados, assegurando o título de Campeão do Interior e também uma vaga na Copa do Brasil 2022.
O clube irá receber um valor de R$ 200 mil como premiação pela conquista e também um troféu, que será entregue ao final da competição. Foi a 16ª vez que o Verdão obteve o título de melhor equipe do interior no Gauchão. A última havia sido em 2011, quando atingiu 28 pontos em 15 jogos e também terminou na terceira posição, atrás de Inter e Grêmio.
— Para uma equipe que vinha em formação, deixando claro que faríamos várias observações, foi um campeonato positivo, chegando como a primeira força do interior. Evidente que isso não nos enche de orgulho, mas é a situação que aconteceu. Pela preparação que a gente fez, imaginávamos que poderíamos ter alcançado um resultado melhor e ter se classificado para a final — afirmou o vice de futebol alviverde, Osvaldo Pioner.
O Verdão começa agora a sua preparação para o Campeonato Brasileiro. A estreia está marcada para o dia 30 de maio, contra o Cuiabá, fora de casa.